A importância de Vini Jr. no Brasil de Tite

Extremamente importante no ataque do Brasil, o jogador do Real participou de 5 dos 7 gols da Seleção na Copa do Mundo. Tudo com uma ótima leitura dos espaços, movimentos certeiros e inteligência para o último passe.

Vinicius Jr. chegou no Catar sob muita expectativa quanto a sua titularidade no 4-2-3-1 de Tite e, logo na estreia, diante da Sérvia, Vini foi titular e bastante acionado. O ponta do Real Madrid aproveitou os espaços cedidos para conduzir a equipe à vitória.

Bem aberto pela esquerda e pronto para atacar o espaço com e sem bola, fez a diferença:

Vini Jr. é o quarto jogador do Mundial em passes decisivos (6), com média de 2.16 por jogo, atrás apenas do trio francês Ousmane Dembélé, Theo Hernández e Kylian Mbappé. Além disso, tem o melhor aproveitamento de cruzamentos na Copa do Mundo (60%), além de outras estatísticas:

82,4% em passes certos;
100% em passes progressivos;
65% em dribles com sucesso;
2.88 passes para finalização

Dados do WyScout

Com Neymar centralizado, Vini tem se tornado o melhor companheiro para o camisa 10 na busca por espaços e furar o bloqueio defensivo rival — seja com passes na entrelinha ou movimentações para acelerar jogadas, como ocorreram nos dois gols da estreia nesta edição.

Diante de uma Suíça bem estruturada, o Brasil avançou e Vini, como sempre, bem posicionado e acionado. Na jogada que saiu o único gol da partida, dos pés de Casemiro, mais uma vez o atacante foi determinante.

Condução, aceleração e uma bonita triangulação.

Já nas oitavas, a palavra do jogo foi LIBERDADE. Em seu primeiro gol na competição, Vini teve espaço para atacar e foi quem definiu para iniciar a goleada. Três companheiros atraíram a marcação, a bola passou por toda a defesa e sobrou nos pés do atacante.

Em transição, os atacantes cada vez mais se entendendo e fazendo movimentações certas, encontram os espaços e chegam com facilidade ao gol adversário. Neymar e Vini se entendem perfeitamente e criam as melhores chances pelo lado esquerdo para algum companheiro que pisa na área.

Apesar dos olhos voltados para Neymar, Vinicius Jr. pede passagem no protagonismo da Seleção Brasileira de Tite e segue, cada vez mais, se tornando referência técnica do Brasil. Um baile que não pode ter fim.

Compartilhe

Comente!

Tem algo a dizer?