Análise de Vitinho: o novo lateral-direito do Botafogo

Nesta análise destacaremos as principais características do defensor mais caro da década do futebol brasileiro.

O Botafogo utilizou a segunda janela de transferências da temporada para agregar ainda mais qualidade ao seu elenco e contratou o lateral-direito Vitinho, ex-jogador do Burnley, pelo valor de 8 milhões de euros fixos (R$49,3 milhões de reais) e mais 2 milhões de euros (R$12,3 milhões de reais) em bonificações pelo desempenho do atleta na equipe carioca.

Vitinho, de 25 anos, se tornou o defensor mais caro da década no futebol brasileiro e chega com a expectativa de assumir a titularidade após a saída de Damían Suarez, que solicitou à diretoria alvinegra a rescisão do seu contrato. Desde então, o técnico Arthur Jorge contava apenas com Mateo Ponte, de 21 anos, para atuar na lateral-direita da equipe. O jovem uruguaio ganhou uma sequência de sete jogos no time titular e conseguiu deixar boas impressões ao comandante português.

Vitinho é formado pelas categorias de base do Cruzeiro, foi promovido para o time profissional em 2018 e atuou em apenas um jogo daquela edição do Campeonato Brasileiro. O jovem, na época, estreou no clássico mineiro entre Cruzeiro x Atlético MG, confronto válido pela sexta rodada da competição. Mesmo com a pouca minutagem no time principal do Cruzeiro, Vitinho chamou a atenção do Cercle Brugge, da Bélgica, e logo foi vendido para o clube da primeira divisão do país.

O brasileiro atuou por quatro temporadas pela equipe belga. A principal temporada do lateral-direito com a camisa do Cercle Brugge foi em 2021/22, na qual participou de 32 jogos, atuou como titular em 21 desses duelos e distribuiu uma assistência e marcou um gol. Após conseguir se destacar nesta edição da Pro-League – Campeonato Belga -, o treinador Vicent Kompany, que treinava o Anderlecht, interessou-se pelo futebol apresentado por Vitinho e o contratou na temporada seguinte para reforçar o Burnley – o seu clube seguinte.

No futebol inglês, Vitinho chegou para disputar a Championship de 2022/23 e participou da campanha irretocável protagonizada pelo Burnley, de Vicent Kompany. O clube inglês conquistou o título da segunda divisão da Inglaterra com duas rodadas de antecedência. Já na temporada de retorno do Burnley à Premier League, o brasileiro manteve sua sequência como titular da equipe, atuando em 32 jogos no Campeonato Inglês.

Durante toda a temporada 2023/24, Vitinho foi utilizado por Kompany em três posições diferentes em relação a sua posição de origem. O lateral-direito atuou na sua posição em 61% dos jogos, na lateral-esquerda foram 13% dos duelos e de extremo foi utilizado em 11% das partidas disputadas pelo clube nas principais competições da Inglaterra.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE VITINHO

Os dados obtidos pelo Footure PRO apresentam indicadores que ajudam a exemplificar as principais características de Vitinho. O brasileiro se destaca por sua imposição física e agressividade na disputa dos duelos tanto defensivos como ofensivos também.

A capacidade de leitura defensiva de Vitinho para antecipar e interceptar as jogadas da equipe adversária é um dos indicadores positivos do lateral-direito. Além disso, apresenta uma característica interessante para duelar em situações de 1×1 contra seu opositor. É um jogador que busca colocar sempre o “pé na bola”, visando antecipar a tomada de decisão de seu oponente e realizar o desarme. Outro aspecto defensivo apresentado por Vitinho são suas constantes quebras de pescoço para identificar o posicionamento de seu adversário em suas costas, evitando perder a referência para não ser surpreendido com uma bola descoberta.

Na parte ofensiva, o brasileiro possui facilidade para atuar tanto por fora, ocupando o corredor, quanto por dentro, em zonas interiores do campo. É um lateral que realiza conduções sempre com a bola próxima de seu pé, tendo boa capacidade para encontrar soluções em espaços curtos. Pela sua imposição física, é um lateral agressivo que procura realizar repetidos movimentos de ultrapassagens pelo corredor direito, podendo atacar até a profundidade em alguns momentos. Vitinho apresenta também uma boa capacidade associativa, executando tabelas curtas a um-dois toques com os companheiros de equipe na fase ofensiva.

ANÁLISE FINAL

O Botafogo contrata um lateral-direito que possui potencial para se tornar um dos melhores jogadores da posição no futebol brasileiro. A diretoria alvinegra seguiu à risca o perfil de contratações traçado pelo clube e terá um jogador com as valências compatíveis ao estilo de jogo proposto pelo técnico Arthur Jorge.

Compartilhe

Comente!

Tem algo a dizer?