Como saem os gols dos artilheiros do Brasileirão

Com vários atacantes se destacando no Brasileirão, o Footure traz um raio-X de como saem os gols dos artilheiros do torneio.

Finalizado o primeiro turno do Brasileirão, o campeonato tem uma disputa totalmente aberta pelo título e rebaixamento. Mas além do aspecto coletivo, existem várias disputas individuais acirradas na competição. Uma delas é a artilharia. Apesar de Pedro, do Flamengo, estar isolado como maior goleador, uma série de outros atletas estão próximos do centroavante. E cada um com sua característica, demonstrando onde podem ser mais letais. 

Com isso, o Footure traz uma análise de como saem os gols de alguns dos principais atacantes do torneio com bola rolando, mostrando os pontos fortes de cada um. 


Um dos principais jogadores do país nos últimos anos, Pedro vem mantendo o nível nessa primeira metade de Brasileirão. Apesar de ter distribuído cinco assistências, o maior destaque do centroavante são os gols. Artilheiro da Série A com 10 gols, o Queixada acaba se destacando principalmente pela sua letalidade dentro da área – com todos os gols marcados pelo atacante sendo na área adversária. 

Os gols de Pedro ficam bastante marcados pela sua capacidade de desmarque. Usando muito bem as costas dos zagueiros, para aparecer sozinho em condições de finalizar próximo ao gol. O camisa 9 faz bem o “come” nos defensores – fingindo um movimento e cortando para o lado contrário, desmarcando-se e criando oportunidades de gol. Pedro também conta com três gols de pênalti. 

Com 17 jogos no Brasileirão, e começando no banco em quatro oportunidades, Lucero tem uma média de gols por minuto muito boa – um gol a cada 135 minutos em campo. O centroavante consegue definir muito bem as jogadas com um único toque, inclusive mostrando qualidade para finalizar fora da área. O argentino usa bem seu corpo para se proteger dos adversários e conseguir concluir as jogadas. 

Sua movimentação é um fator importante. Lucero consegue acompanhar bem o ataque em situações de contragolpes, conseguindo ler bem o movimento da defesa para ficar em locais interessantes para finalizar os lances. O jogador também utiliza bem sua altura para levar perigo em lances de bola pelo alto – sobretudo escanteios, quando realiza um movimento de atacar a entrada da pequena área.

Principal nome do Atlético Goianiense no Brasileirão, Luiz Fernando se destaca muito pela sua qualidade em campo aberto. Com 1,78m de altura, o atacante usa sua passada larga para tomar vantagem em transições para marcar os gols. Luiz tem uma boa leitura da última linha, conseguindo explorar bem os passes em profundidade para marcar. 

Outro ponto é a qualidade na finalização. O atacante acerta chutes de muita complexidade para marcar, inclusive, Luiz Fernando tem um xG de 4.98, tendo marcado um gol a mais que o esperado no torneio. Além disso, é responsável por 35% dos gols do Dragão no Brasileirão.

VEGETTI (VASCO DA GAMA) – 6 GOLS

O capitão vascaíno é o grande nome da equipe desde a sua chegada, em 2023. O argentino usa bem seu porte físico para vencer duelos contra os zagueiros pelo chão e pelo alto. Com seis gols no Brasileirão, o centroavante se utiliza principalmente de seu excelente jogo aéreo para marcar. Pelo alto, o atacante fez metade de seus tentos na Série A em 2024. 

Assim como Pedro, Vegetti marcou todos os seus gols em finalizações dentro da área. Demonstrando uma qualidade muito boa não só pelo alto, mas também para definir com um único toque. Buscando movimentos em diagonais curtas nas costas dos zagueiros. Outro detalhe, que inclusive ajuda a explicar muito as características do atleta, é que em todos os seus gols, Vegetti concluiu as jogadas com apenas um toque na bola.

Compartilhe

Comente!

Tem algo a dizer?