CORRIDA PARA O MVP DO BRASILEIRÃO #1

Início da Corrida para o melhor jogador do Brasileirão, que será atualizada a cada quinze dias.

Como definir o craque de uma competição? Além dos picos de qualidade, a regularidade ao longo do torneio e a capacidade de decisão ao passar das rodadas são importantes. Com isso, a Footure trará nessa temporada do Brasileirão uma ideia adaptada da NBA: A Corrida para o MVP. Com atualizações a cada três rodadas, em que serão avaliados uma série de fatores para ir definindo os 10 principais jogadores da Série A. E, posteriormente, serão adicionadas mais duas categorias.

Como funciona? 

A cada três rodadas será atualizada, através de critérios pré-definidos, uma lista dos melhores atletas da competição. Em cada lista, será informado onde o jogador em específico estava na atualização anterior, com este podendo se manter na respectiva posição, subir ou descer. Jogadores novos na listagem também receberão destaque. Ao final, será mostrada, à título de comparação, todas as corridas ao longo do torneio, facilitando a visão de quem teve um pico de performance, dos jogadores mais regulares, etc.

Critérios pré-definidos

Os atletas serão avaliados não apenas pelo nível apresentado em campo, mesmo com este sendo possivelmente o fator preponderante, mas também serão contabilizados critérios como capacidade de decisão (gols marcados, assistências e gols evitados – caso de goleiros), importância dentro do sistema da equipe, número de jogos, etc.

São pontos avaliados para a escolha dos atletas participantes da lista: 

  • Capacidade de decidir jogos (gols e assistências decisivas por jogo, gols evitados por partida, etc);
  • Importância dentro do modelo da equipe (função, o quão sua equipe tem dependência de suas atuações para conquistar resultados);
  • Regularidade ao longo das partidas;
  • Após 20 rodadas, serão considerados apenas atletas que atuaram em pelo menos 70% das partidas.

Com todas as explicações elucidadas, segue abaixo a primeira Corrida para o MVP do Brasileirão – com pequenos insights acerca dos três primeiros:

Foto: Adriano Fontes/Flamengo

Retornando de lesão, o uruguaio é talvez o atleta mais decisivo dessas primeiras rodadas de Brasileirão. Assumindo a histórica camisa 10 do Flamengo, o atleta já conta com três tentos marcados. Arrascaeta foi responsável direto por 6 dos 7 pontos conquistados pelo Rubro-negro, fugindo um pouco de sua característica de ser um maior assistente, marcando gols aliando sua boa condução de bola com uma frieza para finalizar frente a frente com o goleiro. 

Foto: Letícia Martins/Bahia

Com três assistências e um gol, Luciano Juba é o atleta com mais participações diretas para gol na competição. Mais do que isso, Juba é reponsável por todos os gols anotados pelo Bahia nesse início de Campeonato Brasileiro. Para além das participações, o lateral molda totalmente a fase ofensiva do Esquadrão, atuando mais por dentro, podendo ser mais na base ou na zona entrelinha. O atleta encontra muitos passes para Erick Pulga nas costas dos defensores ou inversões para o lado contrário. Também tem importância nas primeiras fases de construção, encontrando bons passes na entrelinha para Everton Ribeiro e Jean Lucas. É um dos principais jogadores do país em 2025.

3º. PABLO VEGETTI

Foto: Matheus Lima/Vasco da Gama

O argentino continua sendo o jogador mais impactante do Vasco e sendo dono da melhor bola aérea do país. Com três gols e uma assistência, Vegetti participou de todos os gols de desempate do Cruzmaltino (sendo três participações em lances pelo alto). Para além disso, Pablo é o responsável pelo funcionamento ofensivo da equipe carioca, recebendo bolas em lançamentos diretos. O atacante também exerce um fator de liderança grande. O capitão está sempre vocal em campo, participando ativamente dos ataques da equipe.

4º. Alan Patrick

5º. Pedro Raul

6º. Vitor Roque

7º. Arias

8º. Leo Ortiz

9º. Gregore

10º. Bernabei

Compartilhe

Comente!

Tem algo a dizer?