FIQUE DE OLHO: DESTAQUES DO BRASILEIRO SUB-20 - PARTE 1

A Footure analisa e lista dez destaques da competição nas primeiras rodadas.

O Brasileiro Sub-20 sempre é um campeonato com muitas revelações na base dos clubes brasileiros. Em 2025, o torneio da categoria foi dividido em Série A e Série B pela CBF. Na Série A, o atual modelo totaliza 19 rodadas na primeira fase antes do início do mata-mata. A competição tem extrema importância para os clubes e se caracteriza como uma competição em alto nível para tal faixa etária, muito importante em termos de minutagem, experiência e vivência para os atletas que já estão se encaminhando para o profissional. Já na sétima rodada da competição, destacaremos hoje alguns jogadores que tem feito um bom campeonato e que podem ser a próxima revelação a despontar ou participar de forma mais frequente em suas respectivas equipes. No próximo texto, teremos os atletas das equipes restantes, com a parte 2.


YARLEN (2006) – BOTAFOGO

Ponta que já atuou pelo profissional do clube, Yarlen é um atleta com excelentes características físicas para a posição. Tem um perfil corporal com pernas longas, força e velocidade. Além disso, alia suas características físicas a sua capacidade de drible e finalização e possui boa adaptabilidade para atuar em diferentes posições dentro da equipe.

Yarlen, do Botafogo, é convocado para a seleção brasileira sub-20 | botafogo  | ge


Após negociações frustadas para deixar o Flamengo, o meia/ponta foi reintegrado ao Sub-20 do clube e tem feito boas aparições, tornando-se um dos protagonistas da equipe. Atleta de boa força física, explosão, boa visão de jogo e capacidade de finalização, Lorran deve aproveitar a minutagem no Sub-20 para manter seu ritmo de jogo e continuar evoluindo na carreira. O jovem tem potencial de sobra para retornar ao time principal do Flamengo ou gerar uma possível venda futura para o clube.

Após quatro ofertas e reviravoltas, Lorran vai ficar no Flamengo - ESPN


Lateral-direito com boa capacidade física e volume de jogo, o atleta vem se destacando nas últimas temporadas na base do Fluminense. Com boa capacidade ofensiva, Julio consegue manter boas contribuições ofensivas com assistências e até mesmo gols.

Fluminense acerta renovação de contrato de Júlio Fidelis — Fluminense  Football Club

GB (2005) – VASCO

Com boa estatura, força física, pernas longas e mobilidade, “GB” tem atuado pelo Sub-20 e causado um impactado positivo na categoria. O atleta atua como camisa 9 – sua posição de origem – e também pode realizar a função de segundo-atacante, usufruindo de sua mobilidade e capacidade associativa. No entanto, a principal característica de GB é a de marcar gols.

A competição pode servir para valorizar o jovem dentro do próprio clube, podendo ter a oportunidade de voltar para a equipe profissional ou render uma venda futura para os cofres do Vasco na próxima janela de tranferências.

GB - Perfil de jogador 2025 | Transfermarkt


Em mais um ano, Yago é o protagonista do Sub-20 do América-MG. Meia-atacante, que também atua como meia-central, é um jogador leve, veloz e ágil, com boa capacidade técnica para dribles, associação com os companheiros e capacidade de finalização. O atleta se destaca pela influência que tem no jogo coletivo da equipe, usando sua mobilidade para aparecer nos espaços disponíveis e gerar chances de gols para seus companheiros.

PEDRO COBRA (2006) – ATLÉTICO-MG

Com excelente perfil físico e um bom jogo com os pés, Pedro tem sido um dos protagonistas da equipe na competição. O jovem goleiro se destaca pelo repertório de defesas importantes debaixo das traves e pela sua excelente capacidade de passes curtos, médios e longos na saída de bola do Atlético-MG.

Pedro Cobra (BRA)

Com apenas 17 anos, Baptistella tem sido o principal destaque da equipe neste início de competição, podendo atuar pela ponta-direita ou como falso-nove. O jovem de porte físico regular possui uma capacidade técnica e um entendimento de jogo acima da média, conseguindo se movimentar bem nos espaços disponíveis e sendo decisivo no último terço com gols e assistências.

Central do Cruzeiro on X: "Cauan Baptistella fez sua estreia na equipe  sub-20 e marcou seu primeiro gol. Com apenas 16 anos. 🤯🇮🇹  https://t.co/z4Ts6w1xSC" / X

O jovem se destacou no Sub-17 do clube há duas temporadas e no ano passado já obteve um ótimo impacto na categoria Sub-20, podendo atuar como ponta pela esquerda e também na função de meia-atacante ou como um segundo atacante dentro da equipe. Além disso, apresenta uma boa capacidade para finalizar as jogadas e caracteriza-se pela sua mobilidade e interpretação dos espaços para criar oportunidades de gols.

Athletico-PR vence a primeira no Brasileiro Sub-17 - Portal Brazuca

Zagueiro com excelente altura, nível de força e jogo aéreo, o atleta também demonstra boas capacidades para defender com proatividade. Com bola, é um dos responsáveis por auxiliar a equipe na progressão do jogo, realizando passes médios e longos. O defensor é uma das principais referências da equipe Sub-20 desde o ano passado e possui potencial para alcançar o time principal do clube.

Atlético-GO goleia o Aragoiânia e assume liderança provisória da Copa Goiás  Sub-20 - EG - Esporte Goiano

Meia com boa capacidade física, força e técnica, David já estreou pelo profissional do Cuiabá no ano passado e tem ganhado minutagem no Sub-20 neste Brasileiro. O jovem foi um dos líderes da equipe Sub-17 e, rapidamente, se tornou uma peça importante nesta categoria. David é uma das principais revelações do Cuiabá nos últimos anos e pode render esportivamente e financeiramente para o clube no curto e médio prazo.

Meia de 17 anos se torna o jogador mais jovem a estrear pelo Cuiabá na  Série A | futebol | ge

Compartilhe

Comente!

Tem algo a dizer?