Guia Tático do Brasileirão 2023 | Grêmio de Renato Portaluppi

Com as boas atuações no início da temporada após as contratações, entre elas Luis Suárez, o Grêmio chega com expectativa grande para o Brasileirão 2023

Retornando à Série A do Brasileirão, o Grêmio chega para a competição com a permanência de Renato e a chegada de jogadores como Luís Suárez — uma das principais contratações da América do Sul nos últimos anos —, Franco Cristaldo, Felipe Carballo, Vina e Pepê para serem a base do time. Com bons resultados no início do ano, a temporada do Tricolor Gaúcho causa expectativa por parte de todos.

MODELO DE JOGO

Com a lesão de Ferreira e a não vinda de Michael, Renato apostou no esquema 4-2-3-1 sem pontas. Podemos falar em um 4-5-1 também. O fato é que o treinador montou um sistema potencializando as suas peças de meio-campo com muita aproximação no setor da bola, corredor aberto para os laterais chegarem na linha de fundo e realizarem cruzamentos e diversas oportunidades de gol criadas para Suárez finalizar.

SAÍDA DE BOLA

O Grêmio realiza uma saída mais sustentada e diversos jogadores auxiliando os zagueiros — que não tem tanta característica de construção. Carballo e Pepê estão sempre próximos e criando linhas de passe e ultrapassando a marcação adversária, enquanto os laterais sobem um pouco mais a linha para receber passes verticais e já chegarem ao fundo.

É interessante perceber os movimentos dos três jogadores da linha de 3 (Vina, Cristaldo e Bitello). O ex-jogador do Ceará é quem fica mais adiantado, como um meia-atacante, enquanto os outros dois também se aproximam do setor da bola para ajudar na construção e chegar ao ataque.

COMO ATACA

Com muitos jogadores no setor da bola, o Grêmio tenta criar muito a partir da superioridade numérica ou, pelo menos, tenta igualar o número de jogadores no setor da bola e vencer os duelos por qualidade. Baseado num jogo de passes curtos, tocar e aparecer no espaço vazio, o Grêmio chega muito com Cristaldo e Vina tabelando pelo lado esquerdo e contando com a aproximação de Bitello no setor. Os laterais sempre mais abertos e como opção para desafogar

Contratado nessa temporada, destaque para o argentino Franco Cristaldo. O camisa 21 participa da construção das jogadas (5 assistências), mas também tem uma ótima finalização de média distância e está sendo um dos principais jogadores do Grêmio na temporada.

Por fim, ‘El Pistolero’ Luís Suárez. O uruguaio é a peça chave para o funcionamento do ataque. Pode baixar para receber e fazer um pivô, ganhar a disputa pelo alto e manter a posse com a equipe, mas sua principal virtude ainda está na zona de finalização. Inteligência para o desmarque nas costas da defesa, ótimo 1×1 contra o goleiro. Em todos os jogos, participa de, pelo menos, duas a três jogadas de maior perigo ao gol rival.

COMO DEFENDE

A equipe busca pressionar alto o adversário com Cristaldo se aproximando de Suárez numa espécie de 4-4-2 com encaixes na pressão. Os pontas fecham os laterais, volantes fecham os meias e laterais podem subir a marcação no ponta rival. Além disso, Renato gosta de marcações individuais mais longas, principalmente na defesa, para potencializar jogadores como Kannemann. O zagueiro argentino tem a maior liberdade de “seguir” o atacante rival para desarmá-lo utilizando sua força física.

O PROBLEMA DEFENSIVO

Por não ter tantos jogadores com essa característica de pressionar tão logo acaba perdendo a posse, o Grêmio ainda tem problema no encaixe da transição defensiva. Quando o adversário recupera e acerta já o primeiro passe, a equipe acaba defendendo com poucos jogadores e conta muito com a individualidade dos seus zagueiros e, neste momento, também a segurança do goleiro Adriel — que acabou de ganhar a vaga de titular após oscilações de Brenno e Gabriel Chapecó.

BOLAS PARADAS

Cristaldo é o cobrador das bolas paradas, mas tem a companhia de Reinaldo dependendo do lado e estratégia do técnico. De maneira geral, os cruzamentos são mais abertos, buscando a segunda trave e infiltração dos zagueiros (Kannemann, Geromel, Bruno Alves), enquanto Suárez se coloca mais em movimentos na primeira trave.

Defensivamente, uma marcação predominantemente individual. Com apenas 2/3 jogadores defendendo o espaço (geralmente da primeira trave), os demais jogadores fecham individualmente os cabeceadores rivais no momento defensivo.


Luis Suárez é o tipo de jogador que não precisa de apresentação. Um dos principais artilheiros em atividade no mundo, o uruguaio se adaptou rapidamente ao time de Renato Portaluppi e se tornou o principal jogador da equipe. Seja saindo da área para fazer movimentos de pivô ou atrair a marcação abrindo espaço para os adversários ou então finalizando com a precisão de sempre. São 7 gols e 3 assistências em 13 jogos disputados na temporada.

Depois de uma temporada excelente no Huracán, Franco Cristaldo chegou ao Grêmio para ser o meia-atacante e armador do time. Sua movimentação baixando próximo dos volantes para trocar passes ou se aproximar sempre do setor onde a bola estiver, ajudam na criação de diversas linhas de passe e a na manutenção da posse de bola do Grêmio. Além disso, sua finalização de média e longa distância acabam sendo armas do Tricolor para enfrentar defesas fechadas no Gauchão.

Numa posição carente até a chegada de Reinaldo, Cuiabano ainda não recebeu muitas oportunidades, mas pode ser um jogador importante ao longo da temporada. Com passagem pela Seleção Brasileira de base, tem força e chegada na linha de fundo e qualidade para troca de passe curto num jogo de maior aproximação. Resta observar se vai ganhar mais chances ao longo de 2023.


Você pode assistir a vídeo análise completa, aqui:

Compartilhe

Comente!

Tem algo a dizer?