Jogadores sub-23 com mais participações em gol no Brasileirão

Com auxilio dos dados do WyScout, uma amostra sobre os 12 jogadores sub-23 que mais participaram de gols (gol, assistência e pré assistência) ao longo deste Brasileirão 2022

O futebol é cada vez mais dimensionado em números e trabalhado em cima deles. O mais comum nos ‘debates de bar’ e sempre lembrados pelos torcedores em discussões são aqueles de participações diretas, ou seja, gols e assistências.

Mais justo do que apenas esses dois, a pré-assistência – como ficou popularmente conhecida – relembra com justiça os passes feitos antes do atleta conseguir de fato dar uma assistência para finalização ou gol. Esse recorte acaba sendo por muitas vezes relevado, então sempre se faz bem trazer a questão ao público.

Além de listar os atletas que mais contribuem diretamente com gols, assistências e agora, pré-assistências, como por aqui se fala de futebol de base e formação, nicharemos os avaliados para jogadores sub-23. Nesse ano de 2022, então, entraram na lista os nascidos em 1999 ou depois.

A lista leva em conta os jogos do Brasileirão-22, até a 24ª rodada.

Mais Participações em gol

  1. Marcos Leonardo – 10 (8G+1A+1PA)

Atacante (03′ | 19 anos) – 21 jogos

Marcos Leonardo é o Menino da Vila de maior destaque no momento. Mais um ótimo nome que a base do Santos revela para o mundo e chama atenção da Europa.

O atacante não se intimida com seus 1,74m de altura e consegue, inclusive, ser uma ameaça no jogo aéreo. Não é um pivô que gosta de baixar o campo para iniciar jogadas, participando pouco das famosas “pré-assistências”, mas estando ali para finalizar as jogadas.

Divulgação | Perfil oficial
  1. Erison – 8 (7G+1A+0PA)

Atacante (99′ | 23 anos) – 20 jogos

Erison, El Toro, começou o ano com bastante destaque. É um finalizador de jogadas com pouco trabalho de fora da área, mas foi por muito tempo a esperança de gols do Botafogo de Luís Castro.

Revelado no XV de Piracicaba, o jogador foi emprestado para ganhar mais rodagem e minutos depois das chegadas de Tiquinho Soares e Júnior Santos.

Divulgação | Perfil oficial
  1. Luan Cândido – 8 (6G+2A+0PA)

Lateral-esquerdo (01`| 21 anos) – 20 jogos

O primeiro defensor da lista. Luan Cândido vem fazendo uma temporada de respeito pelo RB Bragantino. Revelado pelo Palmeiras, o jogador segue o perfil de investimento do Braga em atletas sub-23 que apareçam como oportunidades de mercado, possam se valorizar e sejam vendidos em seguida.

Luan tem força na bola parada e aérea, responsável normalmente pelo terço final do jogo d

Divulgação | Perfil oficial
  1. Igor Paixão – 8 (4G+4A+0PA)

Atacante (00′ | 22 anos) – 18 jogos

Vendido ao Feyenoord na janela de transferências, Igor Paixão foi o pilar do Coritiba do primeiro turno e Estadual. O atacante se destacou pela explosão e capacidade de finalizar jogadas.

Aos 22 anos, Igor distribuiu bem as contribuições entre gols e assistências. Atuando quase sempre pela esquerda o ponta foi alvo de clubes brasileiros antes de ser confirmado na Europa.

Divulgação | Perfil oficial
  1. Lázaro – 7 (5G+2A+0PA)

Meia-atacante (02’| 20 anos) – 21 jogos – 27 minutos por jogo

O meia chama atenção do flamenguista desde o sub-17. Criado na Gávea, Lázaro passou a ser um 12º jogador do Flamengo com Paulo Sousa e também recebeu oportunidades com Dorival.

Versátil, o jogador atuou como ala num sistema de 3-5-2, como meia e também nas pontas. Agrega muito ao elenco rubro-negro. Foi vendido no final da janela de transferências europeia ao Almería, por 7 milhões de euros.

Divulgação | Perfil oficial
  1. Alerrandro – 5 (5G+0A+1PA)

Atacante (00’| 22 anos) – 14 jogos – 47 minutos por jogo

Pivô por natureza e forte na bola aérea, Alerrandro impressiona pela baixa minutagem e alta contribuição.

No RB Bragantino desde 2020, o atacante ainda não conseguiu dar o salto na carreira para a Europa como se esperava na época da base.

Divulgação | Perfil oficial
  1. Tomás Cuello – 5 (1G+2A+2PA)

Atacante (00’| 22 anos) – 19 jogos – 57 minutos por jogo

Depois de ótima temporada no RB Bragantino, a equipe de scout do Athletico-PR foi certeira em indicar e buscar Tomás Cuello. A negociação atravessou a opção de compra do Braga.

Cuello não é um titular incontestável pelas tantas opções que tem o CAP no ataque, mas segue sendo uma ameaça aos adversários quando em campo.

Divulgação | Perfil oficial
  1. Victor Hugo – 5 (2G+2A+1PA)

Meia (04’| 18 anos) – 7 jogos – 12 minutos por jogo

Time em alta, elenco badalado e sempre sendo municiado com a base. A formação do Flamengo segue sendo crucial para o produto do futebol como um todo rodar. Não à toa, bateram a marca de R$ 1 bilhão em vendas desde 2019.

Victor Hugo é mais um nome de tantas safras vitoriosas na base que subiu ao profissional e se adaptou muito rapidamente. Aos 18 anos, tem a menor minutagem da lista e o menor tempo para participar.

Divulgação | Perfil oficial
  1. Abner – 4 (1G+1A+2PA)

Lateral-esquerdo (00’| 22 anos) – 21 jogos – 79 minutos por jogo

Presente em convocações para a seleção olímpica e medalhista de ouro em Tóquio, o lateral Abner chama atenção pela presença ofensiva. A marcação, no entanto, ainda é uma pedra no sapato.

Deve render aos cofres do Athletico em breve.

Divulgação | Perfil oficial
  1. Wesley – 4 (1G+1A+2PA)

Atacante (99’| 23 anos) – 17 jogos – 35 minutos por jogo

Wesley tem vivido uma situação difícil com a torcida do Palmeiras, mas é um destaque sub-23 no país já há algum tempo.

Fez parte importante dos grandes títulos do clube nos últimos anos e pode, em breve, render em uma venda para a Europa.

Divulgação | Perfil oficial
  1. Vitor Roque – 4 (4G+0A+0PA)

Atacante (05’| 17 anos) – 18 jogos – 42 minutos por jogo

A sensação da temporada brasileira não poderia ficar de fora da lista. Vitor Roque brilhou no Cruzeiro, está brilhando no Athletico e é o terceiro nome da equipe por aqui.

É o mais novo da lista e talvez um dos mais promissores. Olho no garoto que pouco precisa de descrição!

  1. Mantuan – 4 (3G+1A+0PA)

Atacante (01’| 21 anos) – 14 jogos – 62 minutos por jogo

Mantuan é um fenômeno na base do Corinthians desde o sub-13. Chama atenção desde menino e por três cirurgias no joelho, quase teve o sonho de virar profissional impedido. Deu a volta por cima e fez uma temporada de afirmação no Timão em 2022.

Quando foi negociado junto ao Zenit, era um pilar da equipe titular mesmo que ainda com 21 anos. Vítor Pereira, por exemplo, ainda não encontrou a reposição ideal para o atacante.

Divulgação | Perfil oficial

A título de curiosidade ao final da lista, o jogador sub-23 que menos precisa de tempo para dar uma pré-assistência é Wesley, do Palmeiras. A cada 90 minutos que o atleta atuou no campeonato ele distribuiu 0,27 desses passes decisivos para a jogada.

*Dados coletados no WyScout

Compartilhe

Comente!

Tem algo a dizer?