OS DESTAQUES DA PRIMEIRA FASE DO BRASILEIRO SUB-20

Chegando na fase decisiva da competição de base, varíos jovens já se destacaram e podem "explodir" em breve.

O Campeonato Brasileiro Sub-20 é sempre palco para a revelações e desenvolvimento de jovens atletas do futebol brasileiro, para atuação posterior no futebol profissional. Nos últimos anos, tivemos vários jogadores com destaque, muitos dos quais hoje, apesar de jovens, já estão atuando no futebol europeu.

A primeira fase do Brasileiro Sub-20, com participação de 20 clubes, terminou após 19 rodadas de pontos corridos (fórmula que foi retomada neste ano). Nas quartas-de-final, os oito primeiros colocados se enfrentaram em jogo único, definindo então os semifinalistas.

Os confrontos das semi-finais são:

  • Fortaleza x Cruzeiro – 11/09
  • Palmeiras x Athletico-PR – 11/09

Desse modo, iremos listar um destaque individual de cada time classificado para as quartas-de-final, entre os vários jovens promissores que estarão em campo.


O lateral-direito do Grêmio fez um grande Campeonato Brasileiro Sub-20 e está entre os melhores da posição em termos de rendimento neste ano. É um jogador com bom perfil para a posição, de aproximadamente 1,82m de altura, boa força física para duelos, dinâmica de jogo sem bola e utilização de suas pernas longas para também conseguir atingir boa velocidade.

Com bola, consegue participar bem nas ações simples que se esperam de um lateral com passes e, em alguns momentos, ataques ao espaço para chegar ao terço final e realizar cruzamentos. Defensivamente, tem se mostrado sólido nos confrontos, utilizando de suas características físicas e proatividade para ter vantagens.


Após um ano regular no Sub-17, Kaique virou titular do time Sub-20 no início do ano e, desde então, tem sido fundamental com gols e assistências, causando grande impacto ainda em seu primeiro ano nessa categoria. Somando todas as competições, o atleta possui 22 gols em 28 jogos.

Com boa altura para a posição, pernas longas, parte física ainda em desenvolvimento em termos de força e com boa velocidade, Kenji vem sendo um dos pontos focais do ataque do Cruzeiro. Atuando geralmente pela ponta-esquerda, o atleta busca muitas vezes ganhar seus confrontos em grandes espaços, mas também tem drible para espaços mais curtos e demonstra sobretudo eficiência em suas finalizações, seja cortando pra dentro ou aparecendo na área para marcar gols, sendo um dos principais destaques ofensivos do campeonato na primeira fase.


Consolidado como atacante, mas tendo atuado como meia-atacante durante a formação, o atleta é mais um dos Crias da Academia que geram interesse de clubes europeus, mesmo com a pouca idade. Thalys tem um perfil físico interessante, demonstrando boa altura, pernas longas, nível regular de força, boa agilidade e coordenação para realizar dribles em pequenos espaços e realizar ações técnicas de passe e finalização.

Vale ressaltar também a boa mobilidade e entendimento tático do jogador para se mover pelo ataque, gerando e atacando espaços. É mais um dos jogadores revelados pelo Palmeiras que, em breve, pode ser negociado com o futebol europeu.


Hyan – Volante (Santos)

Atuando como segundo volante na maioria das vezes, mas já tendo atuado em várias das posições do setor do meio, Hyan é uma das referências do Santos Sub-20. O atleta chama atenção pelas suas capacidades físicas, aliadas as qualidades técnicas. Com boa altura, pernas longas, boa mobilidade para cobrir espaços e atuar no setor de meio, o atleta consegue aparecer tanto no momento defensivo do time, quanto no ofensivo, marcando gols.

A mobilidade de Hyan chama atenção, bem como sua capacidade técnica para domínios orientados, bons passes curtos ou longos, aparecendo também na área para finalizar em alguns momentos, tem um entendimento dos espaços do campo que chamam atenção para a idade.


Destaque já em outras categorias, o jovem chega em mais uma edição do Brasileiro Sub-20 dividindo o protagonismo da equipe com nomes como: Dudu, João Cruz e Emersonn. Chiqueti é um jogador de baixa estatura, mas com outras características que chamam muito a atenção, como: velocidade, agilidade, coordenação.

Polivalente, o atleta chama atenção também por sua capacidade técnica e por sua criatividade com a bola, para criar jogadas, realizar dribles, contando com boa finalização, o atleta consegue definir jogadas e marcar gols importantes.


Uma das revelações do Goiás nesse ano, tendo já estreado no profissional, o jovem Anthony faz um bom campeonato e se credencia a continuar evoluindo para voltar a vestir a camisa do profissional. Com excelente altura (1,92m), o atleta usa sua perna esquerda para conseguir alguns bons passes para os companheiros mais próximos ou para progredir o jogo com passes longos ou diagonais.

Desenvolvendo-se em posse, pode se valorizar ainda mais, zagueiros canhotos são atletas que valem muito no mercado na atualidade. Defensivamente tenta usar sua altura e força para sobressair nos duelos e recuperar a posse.


Capitão do Sub-20 do Flamengo e com perfil físico excelente, Iago atrai interesse de clubes da Europa.
Com boa altura, bom nível de força e velocidade, o zagueiro é a grande referência do setor defensivo da equipe. O atleta busca ser proativo na defesa, buscando dominar os duelos, utilizando suas valências físicas para vence-los e tirar espaço dos adversários.

O jogo aéreo é outro aspecto fundamental da posição e que chama atenção no jogador. Com bola, o atleta busca ser participativo em posse, realizando passes para construção de jogo, com bom nível técnico para passes curtos e longos.


Um dos destaques da Copinha 2024 pelo Grêmio Novorizontino, o camisa 9 está emprestado ao Fortaleza e vem fazendo bom ano, se destacando também no Brasileiro Sub-20. Kauê tem boa altura, certa mobilidade, mas se caracteriza principalmente pela força física e capacidade de usar o corpo para proteger a bola, bem como poder de definição na frente do gol.

Nessa edição do campeonato, o atleta inclusive marcou “hat-tricks” em dois jogos seguidos, contra o Flamengo e depois contra o Atlético-MG. É um atleta que vem se valorizando na base, provando seu poder de finalização e pode ter uma sequência interessante na carreira, seja no Fortaleza ou em outro clube.

Compartilhe

Comente!

Tem algo a dizer?