Calciopizza #48 | Os mais importantes treinadores do futebol italiano
Quem foram os melhores treinadores do século na terra do Calcio?
A coluna da semana sobre futebol italiano no Footure é mais uma vez, conjunta com o nosso podcast Calciopizza, em que participo com os companheiros Leonardo Bertozzi e Mairon Rodrigues pra discutir e formar uma espécie de “seleção” para debater quem foram os melhores treinadores do futebol italiano no século, tanto no futebol de clubes, quanto na Azzurra.
Faça parte do Footure Club, apoie este podcast e receba conteúdos exclusivos diariamente
E quando fazemos essa eleição, pensamos em alguns critérios. Primeiramente, na questão dos resultados, quem conseguiu mais títulos, mais classificações para copas europeias, quem fez melhores trabalhos a longo prazo, quem construiu ou reconstruiu clubes, o que pesa muito na nossa votação.
Discutimos também o impacto deles, frente a construção ou reconstrução nos trabalhos, a relação com jogadores, o impacto no mercado, ou as mais diversas visões sobre eles no futebol fora de campo, o futebol que nem sempre o torcedor vê, embora tenha suas noções de como a banda toca.
E finalmente, a importância tática de cada um deles. Como inovou, que maneira o time jogou, se o técnico em questão soube se adaptar a diversas situações e elencos para praticar um melhor futebol, ou mesmo um jogo mais eficiente e vencedor, o que em terras italianas, onde se valoriza muito a tática nas discussões sobre o calcio, faz muita diferença.
Por conta disso, no episódio #48 do Calciopizza, nós debatemos em quem votamos, e qual o nível de importância destes treinadores no Campeonato Italiano e em suas equipes, sejam as tradicionais e grandes equipes e torcidas do país de sempre, ou mesmo quem colocou times de pretensões menores em caminhos antes frequentados somente por esses clubes de grandes pretensões.
Vote nos melhores treinadores do século do futebol italiano
E não pense que terá apenas a nossa votação. Nós também abrimos para a sua votação. Você também poderá votar nos treinadores mais importantes da Serie A nos últimos 20 anos, os primeiros desse século. Você poderá escolher 5 treinadores, escrevendo nas lacunas o treinador pertencente a esta lista, dentre a votação dos pré-selecionados pelo colegiado do Calciopizza:
OUÇA TAMBÉM: Calciopizza #47 | Michel Platini vs Roberto Pruzzo
– Antonio Conte (Arezzo, Bari, Atalanta, Siena, Juventus, Itália, Inter)
– Carlo Ancelotti (Juventus, Milan, Napoli)
– Cesare Prandelli (Venezia, Parma, Roma, Fiorentina, Genoa)
– Delio Rossi (Pescara, Lecce, Atalanta, Lazio, Palermo, Fiorentina, Sampdoria, Bologna)
– Edoardo Reja (Vicenza, Genoa, Catania, Cagliari, Napoli, Lazio, Atalanta)
– Eusebio Di Francesco (Pescara, Lecce, Sassuolo, Roma, Sampdoria)
– Fabio Capello (Roma, Juventus)
– Francesco Guidolin (Bologna, Palermo, Genoa, Parma, Udinese)
– Gian Piero Gasperini (Crotone, Genoa, Inter, Palermo, Atalanta)
– José Mourinho (Inter)
– Luciano Spalletti (Udinese, Ancona, Roma, Inter)
– Luigi Delneri (Chievo, Roma, Palermo, Atalanta, Sampdoria, Juventus, Genoa, Verona, Udinese)
– Marcello Lippi (Inter, Juventus, Itália)
– Massimiliano Allegri (Sassuolo, Cagliari, Juventus, Milan)
– Maurizio Sarri (Pescara, Arezzo, Avellino, Verona, Perugia, Empoli, Napoli, Juventus)
– Rafa Benítez (Inter, Napoli)
– Roberto Mancini (Fiorentina, Lazio, Inter, Itália)
– Rudi Garcia (Roma)
– Simone Inzaghi (Lazio)
– Walter Mazzarri (Livorno, Reggina, Sampdoria, Napoli, Inter, Torino)
O critério da votação é semelhante ao que os melhores treinadores, jogadores e jornalistas de futebol do mundo votam no prêmio de melhor treinador da FIFA. Agora, é você quem pode participar. Escolha o seu 1º, 2º, 3º, 4º e 5º colocado, para ver quem ganha 5, 4, 3, 2 e 1 ponto(s), respectivamente.
O formulário está abaixo, e divirta-se. Daqui a 15 dias, citaremos os resultados da eleição de vocês, ouvintes, e também leitores da coluna semanal no Footure:
Comente!