FILIPE LUÍS NO FLAMENGO: ESTRATEGISTA E CAMPEÃO DA COPA DO BRASIL
Técnico vence seu primeiro título no profissional, mesmo com trajetória ainda no início.
Após construir excelente vantagem no jogo de ida, o Flamengo voltou a vencer o Atlético-MG e se consagrou campeão da Copa do Brasil 2024. Com campanha iniciada por Tite, mas finalizada nos jogos mais decisivos por Filipe Luís, o jovem treinador vem mostrando excelente capacidade no comando da equipe, em termos de padrões táticos, mas também das estratégias de cada jogo e as mudanças dentro da partida. No confronto final, as capacidades do treinador ficaram em evidência novamente.
Como o Atlético-MG precisava tentar reverter o placar, o Flamengo podia buscar alternativas de estratégias para a partida. No início, já era esperado uma pressão do mandante, a qual o Flamengo conseguiu resistir e não sofrer gols. O Flamengo soube sofrer no início do jogo e no primeiro tempo, em que muitas vezes a primeira pressão não encaixava totalmente e acabava gerando espaço para o Atlético-MG progredir. Após certo tempo, Filipe ajustou o problema. A equipe mineira foi mais lúcida na sua saída de bola neste jogo e conseguia achar vantagens com Júnior Alonso no lado esquerdo e também com maior uso dos volantes nessa partida. Apesar do volume de jogo com posse e chances criadas, o Galo não criou tantas chances claras quanto as do oponente, e quando conseguiu criar, acabou parando em Rossi. Assim, o time mineiro não teve eficiência para reagir no confronto.
Com relação as substituições de Filipe Luis, já no intervalo, o treinador tirou Gabriel Barbosa e colocou Bruno Henrique na frente, buscando reafirmar a proposta prioritariamente de contra-ataques, onde o Flamengo já conseguia criar suas chances, para utilizar a velocidade e os ataques a profundidade do ponta/atacante.
No decorrer da segunda etapa, Filipe Luís mostrou novamente suas capacidades de leitura e modificação de jogo, com as substituições. Por volta dos 60 minutos de jogo, tirou Arrascaeta e colocou Fabrício Bruno. A mudança mostra preparação para os cenários do jogo e resposta a uma tentativa do adversário em gerar vantagens. Na prática, Filipe Luís conseguiu melhorar os pontos positivos da própria equipe no confronto (solidez defensiva, defesa de área, uso ofensivo do lado direito com Wesley atacando o corredor). O Flamengo defendia a ocupação dos corredores laterais que o oponente tentava realizar. Primeiro com cruzamentos de Scarpa e Arana, depois com Rubens de um lado e Alisson e Saravia do outro, tentando criar jogadas para Hulk, Paulinho e Alan Kardec, que se posicionava como referência na área.
Aos 69 minutos, aproveitando o contexto do jogo, entrada de Plata no lugar de Michael aumentou ainda mais a velocidade e verticalidade do Flamengo. A equipe era intencional nas suas transições e criou as melhores chances do jogo dessa forma, até consolidar ainda mais a vantagem no confronto com o gol de Plata aos 82 minutos.
Em seu início de trajetória no futebol profissional, Filipe Luís já conquista um título importante pelo Flamengo e mostra também suas credenciais como técnico. Tem demonstrado bom desenvolvimento em termos de gestão do elenco, aplicação do modelo de jogo e estratégia nos jogos. Desse modo, a equipe vem aderindo cada vez mais às ideias do treinador.
Comente!