Fique de olho: Jogadores que podem se destacar no Brasileiro Sub-20 - Parte 1
Listamos os jovens jogadores que podem se destacar no campeonato de base.
O Brasileiro Sub-20 sempre é um campeonato com muitas revelações nas bases dos clubes brasileiros. O torneio iniciou neste mês, conta com 20 clubes e ja está na sua quarta rodada, sendo novamente disputado com a primeira fase em formato de pontos corridos com todos contra todos, totalizando 19 rodadas antes da fase de mata-mata. Alteração muito importante em termos de minutagem, experiência e vivência para os atletas que já estão se encaminhando para o profissional.
Hoje iremos listar um jogador de cada time para ficar de olho no campeonato, e na próxima semana teremos a parte 2 com os times restantes. A ideia é não repetir os nomes já listados nas nossas análises recentes, que contou com nomes como Estevão (Palmeiras), Lorran (Flamengo), entre outros jogadores que já estão em contexto do futebol profissional. Para conferir as análises anteriores, clique aqui: Parte 1 , Parte 2.
Flamengo – Haruna Hassan (2004)
Ponta nigeriano que se destacou na Copinha 2024 pelo XV de Piracicaba com 2 gols em 4 jogos e boas atuações, foi contratado pelo Flamengo. O atleta vem tendo um bom início de Campeonato Brasileiro Sub-20, já marcando 2 gols nas 2 primeiras rodadas.
Com altura regular, boa força, agilidade e boas capacidades técnicas, o atleta geralmente tem atuado pelo lado direito, buscando vencer seu duelo e ir para o meio com sua perna boa, a canhota, para criar chances, tem também bom ataque a área.
Fluminense – Kayky Almeida (2005)
Zagueiro com boas capacidades físicas, boa força, altura e boa velocidade, o atleta também se destaca pelo seu jogo com bola com capacidade para passes para organização da equipe e condução de bola. Além das boas características, é um atleta que é canhoto, diferencial que no mercado da posição é um aspecto muito valorizado. É um atleta com extremo potencial, um dos melhores na posição em seu ano de nascimento no país.
Botafogo – Fabiano (2006)
Atuando pelo lado, o atleta é um ponta de boas características físicas com força e velocidade e com qualidade para dribles, muitas vezes cortando pra dentro para finalizar a gol. Tem atuado também jogando no lado do pé dominante, com pé aberto. É titular da equipe e busca voltar a impactar mais os jogos da equipe com gols e assistências. Em 2022 teve o grande ano de sua carreira no Sub-17 com 14 gols em 30 jogos.
Atlético-MG – Mateus Iseppe (2006)
Meia-atacante que teve muito destaque na categoria Sub-17, ainda vem se ajustando ao nível de jogo do Sub20, atuando na Copinha e agora no Brasileiro.
O atleta tem altura, agilidade e velocidade regulares, mas atua como camisa 10 e usa sua técnica para dribles curtos, capacidade de passe em último terço para assistências e principalmente boas finalizações no gol, inclusive de média e longa distância, marcando inclusive de antes do meio-campo no ano passado no Brasileiro Sub-17.
Cruzeiro – Guilherme Meira (2005)
Meia-atacante com muita mobilidade, capacidade para jogo associativo e visão de jogo, o atleta é peça importante do time Sub-20 do Cruzeiro e já atuou até mesmo em outras posições, como ponta ou falso 9. Atuando como camisa 10 e com Ruan Índio como referência a frente para servir, o atleta pode ter um ano de destaque na carreira.
América – Yago (2006)
Meia-atacante que atua também pela ponta em algumas situações, é um jogador leve, veloz e ágil, com boa capacidade técnica para dribles, associação com os companheiros e até capacidade de finalização. O atleta se destaca por ser muito influente no jogo coletivo, usando sua mobilidade para aparecer nos espaços disponíveis e criar chances para a equipe.
Fortaleza – Kauê Canela (2004)
Atacante de referência com passagem pela base do São Paulo, e ótima passagem pelo Grêmio Novorizontino sendo semi-finalista da Copinha 2024, marcando 3 gols em 7 jogos. Com 1,80 de altura, cerca de 81kg , Kauê tem bom jogo de proteção de bola, pode fazer associações com os companheiros e principalmente, tem sempre o objetivo do gol em suas ações(por vezes recebendo, girando e finalizando) e bom posicionamento na área para concluir jogadas. Em seu último de Sub20, terá o campeonato como palco para continuar o bom momento na carreira.
Ceará – Pablo – (2004)
Atacante em seu último ano de Sub20, Pablo tem anos goleadores na carreira na base. O jogador tem 1,88 de altura e 88kg, boas capacidades físicas para a posição e principalmente, um bom entendimento da sua função, marcando muitos gols. O atleta em alguns momentos não participa tanto do jogo coletivo, mas tem capacidade de influenciar o jogo a qualquer momento se tiver oportunidades perto da área. Em 2022 o atleta marcou 23 gols em 24 jogos no ano, em 2023 marcou 14 gols em 24 jogos.
Bahia – Ruan Pablo (2008)
O jovem ponta é um dos principais destaques da base do clube, para além de Roger. Nascido em 2008, o atleta por sua qualidade, já deu salto a equipe Sub20. Com perfil corporal com boa altura, ainda pouca massa muscular, sendo um jogador leve, rápido e que possui muita agilidade (capacidade de trocas de direção), o atleta atua pela esquerda, buscando muitas vezes a jogada de drible com qualidade e o corte para dentro para finalizar. É uma das principais referências técnicas do time, a tendência é que oscile em alguns momentos, natural até pela idade, mas vale ficar de olho no atleta para os próximos anos de futebol de base.
Goiás – Halerrandrio (2006)
Ponta-direita com muita velocidade, o jovem é o principal destaque do time do Goiás. Já marcou gols em partidas extremamente difíceis nas primeiras rodadas, contra Flamengo e Atlético Mineiro.
Com altura regular, bom nível força e muita velocidade principalmente para grandes espaços, o jovem se destaca atacando o corredor direito do campo, frequentemente vencendo seus duelos e com boa técnica para cruzamentos, sendo a principal referência ofensiva do time.
Na próxima semana, traremos os atletas que podem se destacar nesta edição do campeonato, dos times restantes que não foram pontuados nesta semana. Obviamente cada time tem vários jogadores interessantes e que podem se desenvolver na próxima revelação da base de seus respectivos clubes.
Comente!