O início meteórico de Haaland no Borussia

Uma análise que procura entender, em números, o começo do norueguês na Bundesliga

O começo de Haaland no Borussia Dortmund foi uma febre. O jovem norueguês de 19 anos já estava em alta, antes mesmo de chegar na Alemanha, pela quantidade de gols que estava fazendo pelo Red Bull Salzburg na Champions League. Grandes expectativas foram criadas e superadas pelo atacante, que soma 14 gols em 15 jogos1.

Faça parte do Footure Club e receba conteúdos exclusivos diariamente

Parece haver um consenso de que estamos presenciando o início de um jogador muito promissor, que já está conseguindo atingir números impressionantes, em uma idade improvável. Geralmente jogadores mais jovens, são mais propensos à irregularidade no desempenho, por causa da ansiedade, nervosismo e falta de noções táticas .

Até agora, Haaland parece imune a esses problemas. A frieza do jovem já foi testada quando encarou zagueiros como Van Djik e Thiago Silva. Sem se intimidar e jogando de maneira solta, ele chegou na Bundesliga como se tivesse há tempos no time.

Haaland até agora parece ser um jogador realmente raro. Ele é veloz, forte, tem boa estatura, e vêm se demonstrando bom tecnicamente e taticamente. Tudo indica para um futuro brilhante, mas a amostragem de partidas ainda é pequena para tirarmos conclusões definitivas. Para entender melhor o início meteórico do jogador no Borússia, fomos atrás de números mais detalhados para ver o que está acontecendo.

O xG (expected goals), ou expectativa de gols, é uma métrica criada por analistas e amplamente divulgada atualmente no mundo do futebol. Basicamente ela mostra a possibilidade de 0 a 1 de um chute ser gol. Essa é uma boa métrica para avaliar atacantes. Quando um atacante marca mais gols do que o esperado com frequência, pode se deduzir que ele é um bom finalizador.

Haaland possui um xG de 7.76 gols, ou seja, esse seria o número esperado que o norueguês marcasse. Isso seria, em média, aproximadamente um gol a cada dois jogos, o que já é um número expressivo. Agora o mais assombroso é que Haaland marcou 14 vezes, quase dobrando as expectativas. Nunca é demais lembrar que ele possui apenas 19 anos e está jogando em uma das ligas do top 5 da Europa pela primeira vez.

Recentemente vimos alguns jogadores estrearem com sucesso similar em um time, foi o caso de Paco Alcácer pelo Borússia, Icardi pelo PSG , Lukaku pela Internazionale e Piatek no Milan. Veja que Haaland é o que mais fez gol, em uma amostragem de 15 jogos, porém não é o que tem o maior valor de xG dos comparados.

Haaland xg

Interessante notar que Alcácer e Haaland são os que tem a maior diferença entre o xG e a quantidade de gols. Esse fato pode indicar que o fator tático do time de Lucien Favre deve pesar para o sucesso dos atacantes. O técnico é conhecido no meio das análises de dados por fazer, temporada após temporada, mais gols do que o esperado em seus respectivos times, o que não entraremos em detalhes pois o assunto daria outro texto.

Haaland se encaixou perfeitamente no estilo de jogo do Borussia, o norueguês conversa bem com os jogadores habilidosos e rápidos que jogam nas pontas, Sancho e Brandt. Ao lado deles, Haaland é letal em transição rápida, devido a sua velocidade, boa leitura de espaço e explosão.

Outra característica a favor do norueguês é que ele sabe se posicionar muito bem na grande área e está sempre chutando de lugares que dão altas chances de fazer gols. Veja o mapa abaixo que mostra todas as finalizações do jogador. Quanto maior a figura, maior a chance de gol.

Haaland xg

Note, que Haaland parece não desperdiçar chutes e raramente tenta uma finalização de fora da área. O jogador parece ter noção dos conceitos de xG, e quase sempre arremata em condições extremamente favoráveis para fazer o gol.

Resumindo, Haaland parece cumprir duas características para um bom goleador. Finalizar bem, ou seja, exceder o xG e se colocar em condições favoráveis para marcar. A terceira condição é a de conseguir finalizar muitas vezes em uma partida. Algo que por exemplo é a maior marca de Cristiano Ronaldo, considerado o melhor atacante nos últimos tempos.

Para averiguar como Haaland se encaixa nesse quesito, fizemos um gráfico que mostra o xG por chute (eixo vertical) e números de chutes médios por partida (eixo horizontal). A ideia é descobrir os jogadores que chutam mais a gol por partida e com maior chances de fazer gol. Para efeito de análise, foram selecionados todos os centroavantes das ligas top 5 da Europa que fizeram mais gols do que o esperado pelo xG. As linhas que cruzam o gráfico indicam a média de todos os jogadores analisados.

Haaland

De acordo com o gráfico, Haaland está no melhor quadrante. Ele chuta acima da média e com mais qualidade. Inclusive, dentre os jogadores que mais finalizam por jogo, o norueguês é o que tem maior xG.

Para finalizar, Haaland está vivendo um início mágico no Borussia e não tem como dizer se ele vai conseguir manter esses índices impressionantes, se vai melhorar ou vai piorar. O certo é que o norueguês indica que tem todos os fundamentos para ser um atacante referência no futuro e nunca é tarde para relembrar, ele possui apenas 19 anos.


1Todos os dados foram coletados na plataforma Wyscout antes da 33ª rodada da Bundesliga

Compartilhe
Gabriel Gomide

Comente!

Tem algo a dizer?