Riccardo Calafiori: O defensor destaque na Itália que chega ao Arsenal

Destaque da Itália na Eurocopa 2024, Calafiori chega ao futebol inglês para trazer mais possibilidades ao time de Mikel Arteta.

Calafiori foi, na temporada passada, um dos atletas que mais chamaram a atenção no futebol europeu, atuando pelo Bologna de Thiago Motta, que realizou campanha histórica na Itália. O defensor teve sua primeira convocação para Seleção Italiana principal às vésperas da Eurocopa 2024, assumindo a titularidade e se destacando como um dos melhores jogadores do torneio por suas características e estilo de jogo. O destaque rendeu a transferência para o Arsenal, de Mikel Arteta.

Com isso, iremos analisar quais as qualidades e os pontos a melhorar de um dos principais defensores jovens do mundo e como sua chegada pode melhorar ainda mais o setor defensivo do Arsenal, que concedeu poucos gols na temporada passada da Premier League.

O jovem atleta, de 22 anos, começou sua carreira na base da Roma, aos dez anos. Em 2018, uma grande lesão no joelho em um jogo da Uefa Youth League quase encerrou sua carreira. Surpreendentemente, ele voltou a jogar em apenas um ano, desafiando as previsões.

Em 2020, conseguiu fazer sua estreia no time principal. No entanto, a competição com outros atletas pela vaga e a falta de experiência naquele momento dificultaram sua consolidação no time. Tal período o levou a ser emprestado para o Genoa, onde as coisas também não funcionaram bem. Desse modo, a Roma decidiu por abrir mão do jogador, vendendo-o ao Basel por uma baixa quantia.

Na Suíça, sob a orientação do técnico Heiko Vogel, Calafiori foi utilizado em uma nova posição e começou a se desenvolver rapidamente. Originalmente lateral-esquerdo, foi recuado para atuar na zaga, onde teve excelente rendimento. Assim, foi contratado pelo Bologna no início da temporada passada e se estabeleceu como um dos pilares da defesa da equipe, atuando com sucesso tanto como zagueiro quanto como lateral-esquerdo e ajudando a equipe a garantir uma vaga em competições europeias.

Com 1,88m de altura, pernas longas, bom nível de força, boa coordenação e velocidade, o físico imponente de Calafiori é complementado por uma boa mobilidade e bom jogo aéreo. Para além das características físicas, o atleta tem boa leitura de jogo e antecipação para defender.

Com bola, destaca-se por sua habilidade em conduzir e ganhar metros no campo, sua mobilidade e pela qualidade técnica para executar passes curtos ou longos, mesmo sob pressão. É um atleta importante na construção do jogo de sua equipe. Além das qualidades técnicas, Calafiori aparenta ser um atleta muito competitivo e de boa comunicação em campo, com poder de liderança e sua natural resiliência após enfrentar uma lesão complicada. Tais qualidades mentais podem o fazer continuar se desenvolvendo rapidamente.

Gráfico: Footure PRO

A chegada de Calafiori ao Arsenal mostra uma história de evolução e adaptação, marcada também por sua versatilidade por atuar em diferentes posições. Com a possibilidade de atuar tanto na lateral-esquerda quanto na zaga central, o atleta oferece uma profundidade tática e uma flexibilidade que Arteta pode utilizar para ajustar a formação e a estratégia de acordo com as necessidades de cada confronto.

Além disso, sua capacidade de contribuir com a construção de jogo, conduzindo ou com passes, pode equilibrar as dinâmicas ofensivas do time. Na temporada passada, os Gunners dependeram muito do lado direito (com Ben White, Odegaard e Saka) diante de temporada irregular de Gabriel Martinelli, a saída de Granit Xhaka para o Bayer Leverkusen e as constantes lesões de Zinchenko e outros jogadores que atuaram na lateral-esquerda.

Inicialmente, Calafiori deve atuar na lateral, oferecendo mais equilíbrio com e sem bola, já que consegue oferecer qualidade técnica e criatividade com bola, além de consistência e imposição física na parte defensiva (aspectos que faltam para Zinchenko). O defensor chega também, inicialmente, para ser o reserva imediato de Gabriel Magalhães, que fez temporada com alta minutagem em 2023/2024 e naturalmente precisa de mais descanso ao longo desse novo ano de futebol.

É um defensor que se destaca por diversas qualidades, mas como qualquer jogador, também possui algumas áreas que precisam de aprimoramento, visto que ainda é jovem:

  • Qualidade técnica e participações ofensivas:
    Sua capacidade de conduzir a bola e manter o controle da mesma é um dos seus pontos fortes. Ele consegue carregar a bola de forma eficiente, aproveitando suas grandes passadas e boa coordenação. Além disso, Calafiori é um bom passador, confortável em passes curtos e longos, incluindo passes verticais e mudanças de lado que são vitais para abrir espaços e quebrar linhas defensivas adversárias. Pode também aparecer pelo corredor lateral para uma possível jogada de apoio ou cruzamento, como um lateral tradicional.
  • Capacidade de Participar pelo Corredor Central:
    Embora seja um lateral-esquerdo por origem, ele tem a capacidade de se posicionar e jogar também em áreas centrais. Isso significa que ele pode ajudar na construção de jogadas a partir do meio de campo (como Zinchenko faz) com passes e conduções. O atleta mostra uma boa compreensão tática para oferecer apoio em zonas diferentes do campo, seja fazendo passes no meio-campo ou participando de triangulações e movimentações.
  • Características Defensivas: O atleta utiliza seu físico imponente e sua leitura de jogo para cobrir espaços e também para ser proativo e enfrentar atacantes adversários. Ele se adapta bem a situações de 1×1, em que usa sua combinação de altura, alcance e agilidade para desarmar adversários. Também possui bom jogo aéreo.
  • Excesso de Impulsividade:
    O defensor pode entrar em duelos de forma muito agressiva ou descontrolada a partir de certo momento de sua abordagem. Isso pode resultar em perda de equilíbrio e em faltas desnecessárias, devido a sua extrema competitividade.
  • Duelos Defensivos no Corredor Lateral:
    Apesar de ser sólido na defesa em geral, Calafiori pode enfrentar dificuldades ao defender no corredor lateral, principalmente com grandes espaços às suas costas. Sua tendência para se deslocar para a bola pode deixá-lo vulnerável em situações onde é necessário manter a posição e temporizar um pouco mais.
  • Inconsistência no Controle da Bola em Conduções Longas:
    Durante suas corridas mais longas com a bola, há momentos em que ele pode perder o controle ou realizar passes imprecisos, causando perdas de bola.

O jogador chega para aumentar ainda mais o nível defensivo do Arsenal e pode suprir uma posição que, nas últimas temporadas, não teve um jogador totalmente consolidado. Atuando em diferentes posições e funções, o atleta impressiona pela qualidade. Claro, ainda tem áreas a serem refinadas para alcançar todo seu potencial e continuar se desenvolvendo como um dos melhores defensores jovens do mundo. Aos 22 anos, terá tempo de sobra pra isso, jogando em um clube que tem um dos melhores projetos esportivos da atualidade.

Compartilhe

Comente!

Tem algo a dizer?