The Pitch Invaders #191 | Conheça a Double Pass
Conversamos com Alexandre Dias, da Double Pass, sobre desenvolver talento > identificar talento, a conexão da base com o profissional, extrativismo x linha de produção, ganhar x desenvolver e a pressão desleal por títulos.
A indústria se move não apenas pelos clubes de futebol, existem muitas empresas colaborando com a evolução do futebol, dentro e fora de campo, uma delas é a belga Double Pass. E neste episódio convidamos Alexandre Dias, um brasileiro sócio da empresa, para nos explicar do que se trata e qual o seu papel no jogo.
A origem de um trabalho de doutorado, a tese complexa e de difícil aceitação para nós brasileiros, quase um contrassenso, de que desenvolver jogadores é mais importante do que identificar talentos. A dificuldade de explicar o conceito Double Pass para os tomadores de decisão, a imersão na cultura do clube, a desconfiança dos profissionais. A criação de uma linha de produção em detrimento do extrativismo.
Além disso, a dificuldade em lidar com diferentes graus de maturação, O desenvolvimento individual e coletivo e a dualidade eterna entre formar versus ganhar. Vocês já imaginaram um campeonato sem pontos perdidos e sem campeão? Foi um episódio incrivelmente instigante.
Dicas Futeboleiras
- No The Athletic, a primeira parte do especial: “City Football Group – Empire Building”;
- No The Nwe York Times, a matéria sobre o executivo Ralf Rangnick: “The Oracle Is Speaking Again. Who Will Listen This Time?”;
- Na Apple TV, a série “Ted Lasso”;
- O filme “Moneyball”;
- No Prime Video, o filme “The Legende o Bagger Vance”;
- O livro “Players: how sports became bussiness”.
Comente!