
The Pitch Invaders #202 | Entrevista com Marcelo Sant'Anna
Recebemos o Marcelo Sant'Anna para falarmos sobre transparência no futebol para ter credibilidade, a falta de educação para empreender no Brasil que atrapalha a percepção do torcedor sobre o próprio clube que não aceita o longo prazo e a falta de sentido de um dirigente amador gerindo milhões de reais do clube na indústria profissional.
O ex-presidente do Bahia e atual CEO da Footway Group, Marcelo Sant’Anna é sempre uma conversa inteligente e provocadora sobre o ecossistema do futebol brasileiro. A sua experiência no mundo diretivo e agora como agente de jogadores nos mostra dois lados da mesma moeda, suas ineficiências e oportunidades.
Conversamos sobre clubes e jogadores gerando conteúdo e concorrendo, a latente influência da política no futebol de um clube, os conflitos de gerações de clubes, a transparência como credibilidade nos negócios, o dirigente abnegado já não faz mais sentido na indústria profissional, um voluntário gerindo milhões por amor, o brasileiro não é educado para empreender e isso reflete na percepção sobre o seu próprio clube, limitando o projeto de longo prazo.
Dicas Futeboleiras
- No Medium do jornalista Jordan Gardner, o texto: “Why do Football Clubs make bad decisions?”;
- No site The Athletic, a matéria: “Is a team’s identity ever more important than their results?”;
- A série original da Netflix: “The Last Dance”;
- O livro: “Liderança”, de Sir Alex Ferguson;
Comente!