The Playbook #1 | Doc Rivers
Eduardo Dias e Vasco Samouco convidam Luis Cristóvão e Mairon Rodrigues para juntos debaterem sobre o episódio 1 da série The Playbook da Netflix sobre Doc Rivers, técnico de basquete da NBA.
A conversa abordou um paralelo entre a formação humana dos técnicos americanos em relação aos técnicos europeus, até mesmo no “give it back” à sociedade. “Sou Doc Rivers, um ser humano, cometo erros”, no auto-retrato que Doc traça já deixa claro desde o começo que não é infalível e essa ideia permeia todo documentário.
A influência de seus pais, o emblemático caso de racismo de seu chefe Donal Sterling e como ele teve que lidar uma equipe de atletas eminentemente negros, assim como ele. A descoberta do Ubuntu como estilo de vida impulsionou o seu Boston Celtics, cheio de estrelas a jogar por um único objetivo, acima de vaidades individuais. O privilégio de se estar sob pressão e a conclusão de que campeões também apanham, mas seguem adiante.
Doc Rivers nos dá uma grande lição em que podemos usar inteiramente no mundo do futebol, E no fim do episódio uma provocação, os treinadores estão se tornando mais inspiradores e gerentes de relações humanas do que táticos?
Comente!