The Pitch Invaders #193 | Entrevista com Luís Campos
Conversamos com Luís Campos, ex-diretor desportivo do Lille e do Monaco sobre arquitetura de um time, primeiro toque na bola, vender para ficar mais forte, scouting que potencializa treinadores, sensibilidade, celula de auxilio aos jogadores e subir o Rio Douro de barco.
Tocamos no céu! Neste episódio 193 do The Pitch Invaders, o convidado foi Luís Campos, ex-diretor desportivo do Lille e do Monaco. Foram quase duas horas de troca de idéias com Eduardo Dias, Gabriel Corrêa, João Marcos e Mairon Rodrigues.
Entre os principais assuntos estiveram, claro, a estratégia de mercado como ferramenta de crescimento esportivo e econômico de um clube, o apoio aos atletas na adaptação, diversidade no staff, o trabalho de arquiteto na construção de uma equipe, os super scouts, o jogador universal que serve para todos os times e contextos.
Além disso, a importância do primeiro toque na bola, vender para ficar mais forte, a derrota do clube e não dos técnicos, um bom diretor desportivo ajuda o técnico a ser um bem técnico e vice-versa, a maturação, a adaptação e a oportunidade como chaves do sucesso de um jogador.
Dicas Futeboleiras
- No The Guardian, a matéria “Money isn’t everything’ – Fran Garagarza and the miracle of Eibar”;
- No The Athletic, o artigo “Inside AC Milan: Waking a sleeping giant”;
- Na Editora Grande Área, o livro “A Escola Europeia”;
- No site do Footure, a matéria “A metodologia de scouting de Luís Campos e as atuais joias do Lille”;
- No site oficial da Bundesliga, a matéria “Julian Nagelsmann on winning titles with RB Leipzig, dreaming of football and learning from Ralf Rangnick and Jürgen Klopp”
Comente!