The Pitch Invaders #214 | A Escola Gaúcha de Futebol
Conversamos com Filipe Duarte sobre o seu livro "A Escola Gaúcha de Futebol" e fomos a fundo no que está por trás do imaginário popular do "jeito gaúcho" e, ao contrário do que se pensa, achamos uma rica diversidade de culturas e pensamentos, um futebol universal que hoje se nega sob o falso argumento de uma tradição local.
Pense globalmente, aja localmente. Se você espera uma ode ao “modo gaúcho” de jogar futebol, ou melhor, à lenda que se criou, esqueça. Convidamos Filipe Duarte, autor do recém lançado “A Escola Gaúcha de Futebol” para nos falar sobre a diversidade que criou várias formas de jogar, de várias épocas diferentes e muitas influências, algumas delas inovadoras e além do seu tempo.
Ao contrário do que um pensamento coletivo possa imaginar, o Rio Grande do Sul conseguiu conquistar uma certa autoridade, até mesmo internacional quando se abriu ao novo e aprendeu com o que se estava fazendo mundo afora. Mais do que uma homenagem, este episódio é uma desconstrução da lenda do “modo gaúcho”e também um pretexto para falarmos do ótimo livro do Filipe Duarte, que nos traz um tema universal, ao contrário do que pode parecer.
Dicas Futeboleiras
- A newsletter “Drive” para os assinantes do Footure Club, que basta você clicar aqui para assinar;
- No The Athletic, uma matéria sobre a saída de bola com Maguire sendo zagueiro do lado esquerdo: “Maguire’s unusual first touch means back three may be best way of speeding up England’s attack”;
- Na plataforma B9, o podcast “História Preta”;
- O livro do convidado, Filipe Duarte: “A Escola Gaúcha de Futebol”;
Comente!