The Pitch Invaders #180 | A base do Anderlecht com Sérgio Figueira
Nesta sexta-feira (2), o The Pitch Invaders viajou até a Bélgica para conhecer mais sobre o trabalho de Sérgio Figueira, treinador da base no Anderlecht, e o projeto de revelação dos jovens no clube
Cansado de ouvir falar na “Geração Belga”? Pois então as notícias não são nada boas para você, vem muito mais pela frente. Mas se você gosta do tema desenvolvimento de jogadores de elite, esse é o episódio certo do TPI.
Eduardo Dias e Caio Nascimento falaram com Sérgio Figueira, um brasileiro técnico da base do Anderlecht que nos contou os métodos e a estrutura que está transformando a Bélgica num grande exportador de craques, mesmo não tendo a quantidade de talentos como o Brasil, por exemplo.
A eficiência na detecção de talentos, o método para desenvolver jogadores nascidos proporcionalmente em todos os meses do ano e não apenas no primeiro semestre, o incentivo educacional e material da Federação para todos os clubes da base da pirâmide.
Os aspectos mentais e os estímulos para criação de líderes, a compreensão de jogar em triângulos desde o sub7, a recuperação de bola em 6 segundos desde o sub9, o envolvimento com os pais, o drible e o jogo de pés descalços, a estrutura e o investimento resumidos em apenas uma frase, “a base é tudo”. Um TPI incrível, com conteúdo e paixão.
Dicas Futeboleiras
- “The Playbook”, nova série da Netflix;
- “In Youth We Trust: o alicerce dentro e fora de campo do Anderlecht”, matéria de Caio Nascimento no Footure;
- “Bobby Robson: mais que um treinador”, documentário na Netflix;
- “Carlo Ancelotti: Liderança Tranquila”, livro da Editora Grande Área.
Comente!