MANIFESTO FUTEBOLEIRO
Por @ediasdinhod Quando você fala que é futeboleiro, a imagem q as pessoas fazem de ti é barrigudo tomando um cerveja no bar da esquina com uma camisa pirata do teu time, espumando de irracionalidade e gritando com todos. Só que na realidade o futebol é lindo porque, assim como a música, ele te dá […]
Por @ediasdinhod
Quando você fala que é futeboleiro, a imagem q as pessoas fazem de ti é barrigudo tomando um cerveja no bar da esquina com uma camisa pirata do teu time, espumando de irracionalidade e gritando com todos.
Só que na realidade o futebol é lindo porque, assim como a música, ele te dá de volta qualquer nível de interesse e atenção q você dá a ele.
Pode se estar num bar com amigos e uma tv sem som ao longe ou pode se estar perdido em gráficos, estatísticas e mapas de calor. Pode ser recreio de 5ª série ou pode ser uma tese profunda e sofisticada. Você escolhe.
A era da informação, da inteligência e da reflexão já chegou ao futebol, q já não é mais SÓ “cultura popular” construída por uma narrativa de nicho e propositadamente superficial.
Falar do Milan do Arrigo Sacchi pode ser tão prazeroso quanto falar do Nirvana ou da fase oitentista dos Stones, desde q vc não esteja falando sozinho.
O futebol ao seu modo pode te explicar o mundo através de livros, filmes, documentário, arte, personagens e principalmente viagens, isso se você quiser, ou pode ser só uma piada com o porteiro sobre o jogo de ontem.
Pode ser o álbum IV do Led Zeppelin ou pode ser o hit do verão.
Já dá pra escolher.
Existe um novo fã de futebol, e ele não está no bar da esquina, bem, pelo menos não todo tempo, porque afinal de contas, uma ceva no bar de esquina também tem seu valor.
Comente!