A IMPONENTE DEFESA DO ARSENAL DE MIKEL ARTETA
O Arsenal aposta na solidez defensiva para voltar a conquistar à Premier League nessa temporada
Após ficar próximo da conquista da Premier League nas últimas duas temporadas, o Arsenal realizou um forte investimento na janela de transferências. As duas principais contratações dos Gunners foram no setor ofensivo, com o clube gastando bastante para contratar a dupla Viktor Gyokeres e Ebereche Eze.
O investimento tem dado resultado com a primeira colocação da Premier League mantida durante o primeiro turno e no início desse segundo. Porém, o destaque da campanha não vai para o setor ofensivo, onde foi realizado o maior aporte financeiro.
Passadas 22ª rodadas, o Arsenal sofreu apenas 14 gols na competição, tendo uma média de 0,63 gols sofrido por jogo. Para se ter ideia, caso a estatística seja mantida, os Gunners finalizaria o Campeonato Inglês com 24 gols sofridos. Transformando-se assim em uma das melhores defesas da história da Premier League. Um número que por si só já é impactante.
Contudo, um outro dado chama bastante atenção: durante o mês de outubro, o xG defensivo dos Gunners foi de 0,52 nas seis partidas. Tendo conseguido clean sheets em todos os jogos, um fato até então inédito no futebol inglês.
No momento de pressionar alto, a equipe de Mikel Arteta se estrutura no 4-1-4-1, tendo Rice em uma linha mais avançada, permitindo que o volante encaixe rapidamente nos volantes adversários. Dessa forma, torna a vida dos adversários mais complicada ao receberem a bola de costas.
Além disso, o Arsenal executa uma pressão pautada em encaixes, com Saka, por exemplo, sempre na mesma altura do lateral esquerdo adversário. Com esses encaixes individuais, a equipe consegue asfixiar bem os adversários, principalmente em meia altura. Ocasiona muitos erros de passe ao adversário e retoma a bola em boas condições.

Posicionado na sua defesa, o time de Arteta utiliza uma marcação em 4-4-2, com um predomínio zonal. A equipe age rapidamente para fechar as opções de passe e o defensor primário do portador da bola opta sempre por focar a defesa no pé preferencial do atleta. Sendo assim, consegue induzir a condução dos adversários para a “perna ruim” e gera um número maior de erros.

Mas tudo isso não funcionaria sem a combatividade dos defensores da equipe londrina. Os zagueiros buscam sempre subir à pressão no portador na bola para acelerar a execução de passes e finalizações dos seus opositores.
Somado a isso, a linha defensiva possui jogadores bastante físicos, capazes de vencer duelos de corpo à corpo contra os adversários. Tendo Saliba – atuando em linha alta – e Rice como maiores referências nesse quesito.
Essa forma da equipe jogar acaba trazendo muitas discussões sobre a qualidade e plasticidade do futebol dos Gunners. Contudo, é importante constatar a eficiência da equipe, que se mantém no topo da Premier League por tanto tempo.
Dessa forma, a equipe de Mikel Arteta cria grande expectativa quanto ao seu futuro, podendo quebrar o jejum de títulos que o clube passa. A fortaleza desse Arsenal é contar com uma defesa imponente que faz até os times mais dominantes do planeta se sentirem acuados.
Comente!