COMO JOGA MATEO CASSIERRA, O NOVO REFORÇO DO ATLÉTICO-MG
O centroavante colombiando estava atuando no Zenit desde 2021, com 49 gols marcados em 127 jogos pelo clube russo
Iniciando a temporada após o vice da Sul-Americana e na segunda metade de tabela no Campeonato Brasileiro, em 2025, o Atlético Mineiro realizou algumas mudanças no seu elenco para essa temporada. A equipe comandada por Jorge Sampoli foi ao mercado para buscar opções, visando encorpar o elenco para 2026. Mateo Cassierra, de 28 anos, foi a principal contratação do clube para o setor ofensivo e chega para devolver a letalidade que a equipe perdeu com a saída de Paulinho.
A equipe mineira com a saída de Paulinho buscou reposições com atletas de mais velocidade, como Rony e Junior Santos, porém, Cassierra é um perfil completamente diferente. O atacante colombiano é uma alternativa para atuar ao lado de Hulk numa dupla de ataque ou sozinho como centroavante.
Cassierra ocupa mais o terço final do campo e procura se posicionar entre os zagueiros adversários. Por vezes baixa alguns metros para receber a bola nas costas dos volantes, recebendo o passe e fazendo a posse fluir.
O colombiano busca entrar na área com movimentações em diagonal nas costas dos defensores. É um centroavante que realiza bem o movimento de engano, induz o defensor que vai para um lado e troca rapidamente de direção para se desmarcar dentro da área.
Além disso, Cassierra possui um biotipo privilegiado, tendo uma boa estatura (1,86m), pernas compridas e uma passada média-larga. É um centroavante que detém um primeiro arranque regular e consegue ter uma boa chegada para finalizar as corridas.
A troca de direção é satisfatória principalmente fazendo isso em corridas de curta distância, possuindo um bom nível de força, utilizando bem o tronco para suportar o contato e com uma impulsão regular.
Para além da parte física, Cassierra tem bons indicadores ofensivos. O centroavente colombiano apresenta um primeiro toque de qualidade e mantém o controle da bola próximo ao corpo na maior parte do tempo. Com isso, protege bem de costas para o gol e demonstra muita capacidade para executar o pivô.
O novo centroavente do Galo possui um giro rápido sob os marcadores e tem uma boa visão da profundidade do campo, conseguindo bons passes nas costas das defesas para os companheiros em ultrapassagem.
Além disso, mostra-se criterioso nos passes curtos, acelerando as jogadas quando necessário. Na grande área, tenta finalizar as jogadas com um toque só, tendo certa dificuldade em direcionar a finalização quando finaliza com mais força.
Técnica e taticamente, Cassierra é uma contratação que se adequa as necessidades do Galo. O centroavante apresenta um encaixe natural com Hulk, porém possui algumas questões relacionadas a finalização a serem trabalhadas.
O centroavente, de 28 anos, chega com o peso de ser o principal reforço ofensivo do Atlético-MG para a temporada de 2026 e vale observar como será o seu encaixe na equipe de Jorge Sampaoli.
Comente!