JOÃO PEDRO: O ATACANTE POLIVALENTE PARA O CHELSEA DE MARESCA
O atacante brasileiro demonstrou um impacto imediato no título conquistado pelo Chelsea na Copa do Mundo de Clubes e deverá dividir o protagonismo no comando de ataque da equipe na próxima temporada.

O Chelsea tem contratado diversos jogadores para reforçar o setor ofensivo nas últimas temporadas. Entretanto, no elenco dos Blues, ainda faltava um atleta com as características de João Pedro: um atacante jovem, com uma boa experiência no contexto do futebol inglês.
Contratado pelo clube durante a Copa do Mundo de Clubes, o atacante brasileiro mesmo com o pouco tempo para se adaptar ao modelo de jogo da equipe, marcou gols decisivos e teve ótimas participações no torneio, credenciando-se para iniciar a temporada 2025/26 como titular no comando de ataque dos Blues.
TRAJETÓRIA
O atleta surgiu nas categorias de base do Fluminense e, aos 18 anos, saiu do futebol brasileiro para ir atuar no Watford. Em 2023, transferiu-se para o Brighton, onde realmente se desenvolveu, elevando seu desempenho na Premier League. O jovem se consolidou como uma peça-chave na engrenagem ofensiva da equipe, contribuindo com gols e assistências.
Mesmo com o Chelsea tendo um histórico recente de acumular talentos ofensivos, o perfil de João Pedro é, de fato, algo que Maresca não possuia no elenco. Sua passagem pelo Brighton – especialmente nas últimas duas temporadas – mostrou uma evolução notável, adaptando-se às exigências táticas e consolidando-se como uma referência ofensiva na equipe. Ele não se tornou um artilheiro implacável, mas, sim, um jogador que entende e executa muito bem o jogo associativo, característica que desenvolveu ainda mais sob o comando do ex-técnico do Brighton, Roberto De Zerbi.

Imagem: João Pedro atuando no Brighton
PERFIL
Com um físico que permite duelar bem e um bom nível de agilidade, João Pedro é capaz de atuar como centroavante, segundo atacante, meia-atacante, e em alguns momentos até mesmo como ponta, mostrando grande versatilidade. Suas principais qualidades residem na capacidade de criar ataques e na inteligência para se movimentar, muitas vezes aparecendo do lado esquerdo do campo, mas também recuando na zona entrelinha para auxiliar na progressão ofensiva da equipe.
Enquanto Nicolas Jackson e Liam Delap são mais propensos a atacar a linha defensiva adversária com suas corridas em profundidade, João Pedro procura receber mais a bola no entrelinhas, ficando confortável tanto criando para aqueles que procuram atacar o espaço vazio as costas da defesa, quanto liderando o ataque de sua equipe. Além disso, o atacante brasileiro busca realizar constantes movimentações em apoio, criando vantagens e gerando espaços na defesa adversária para seus companheiros no setor de ataque.

Gráfico: Footure PRO
A CHEGADA DE JOÃO PEDRO AO CHELSEA
Com a possibilidade de jogar como um “9” móvel, um segundo atacante ou um “10” com liberdade, até mesmo como um ponta, o atleta oferece uma flexibilidade que Maresca poderá utilizar para ajustar a formação e a estratégia de acordo com as necessidades da equipe.
O Chelsea não contratou João Pedro pelo seu histórico como artilheiro e, sim, pela sua capacidade de conseguir potencializar a engrenagem ofensiva da equipe ao lado de Cole Palmer. O jovem brasileiro terá uma função tática importantíssima na equipe de Maresca, pois será uma das peças responsáveis por conseguir interligar o setor de meio-campo ao ataque, encontrando jogadores à sua frente e arrastando os zagueiros adversários para fora de posição e criando espaços para outros companheiros explorarem.
João Pedro é um atacante que detém ótima capacidade de criar para os outros jogadores e de progredir com a bola atráves de passes, dribles e conduções, elevando a qualidade das jogadas ofensivas de sua equipe. É um atleta que consegue utilizar muito bem do seu equilíbrio entre biotipo e parte técnica para conseguir arrancadas, dribles e fugas de situações sob pressão para conectar com os companheiros.
AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE JOÃO PEDRO
- Mobilidade e movimentação: Sua maior virtude é a habilidade de se apresentar para receber a bola nas entrelinhas, conectando o meio-campo ao ataque. João prefere buscar o jogo, aproximando-se dos companheiros para criar tabelas e superioridades, facilitando a progressão da equipe.
- Criatividade e técnica: Embora não seja um “9” tradicional, sua visão de jogo e a qualidade no último passe o tornam uma ameaça constante na criação de chances de gol para os companheiros e, também, para concluir as jogadas e marcar gols com muita mobilidade.
- Progressão com bola e criação de espaços: João Pedro é um jogador que consegue avançar no campo tanto com passes de qualidade quanto em conduções com a bola. Sua movimentação sem a posse é crucial para desorganizar a defesa adversária, abrindo espaços para que os pontas possam atacar a profundidade.
- Versatilidade tática: A capacidade de atuar em diversas funções ofensivas (centroavante móvel, segundo atacante, meia-atacante e até ponta) o torna uma alternativa valiosa para Maresca, permitindo variações e adaptações táticas ao longo da partida ou de acordo com o adversário.
OS PONTOS DE EVOLUÇÃO DE JOÃO PEDRO
- Volume de finalizações: Em decorrência do seu papel tático na equipe, muitas vezes ele não é um jogador com alto volume de finalizações e, consequentemente, de gols. Para se tornar uma ameaça mais completa em algumas situações de jogo, um aumento na frequência de chutes e na presença em zonas de finalização seria um ponto de aprimoramento, mas João tem tudo para evoluir nesses quesitos, visto sua mobilidade e inteligência demonstrada nos gols marcados pela equipe no Mundial de Clubes.
O perfil de João Pedro permitirá ao Chelsea progredir a bola com mais qualidade, sendo um atacante que pode reter a posse e encontrar passes decisivos no último terço para os companheiros – semelhante a função executada por Roberto Firmino em seus anos no Liverpool de Jürgen Klopp.
Com a velocidade e as corridas intencionais pelos lados de jogadores como Pedro Neto e o recém-chegado Jamie Gittens, o atacante brasileiro possui ótima capacidade construtiva e de finalização para potencializar ainda mais o setor ofensivo do Chelsea de Enzo Maresca na próxima temporada.
Comente!