A evolução de Lázaro Vinícius no Almería
Aos 22 anos, Lázaro começou a entrar mais vezes na reta final da temporada pelo Almería e começa a se destacar na equipe espanhola
Autor do gol do título do mundial Sub-17 em 2017, Lázaro era uma das maiores promessas do Flamengo. Com apenas 60 jogos pelo clube carioca, o meia atacante foi vendido no início da última temporada europeia para o Almería por €7 milhões.
Após ter dificuldades para jogar regularmente — em 17 partidas, por exemplo, sequer foi utilizado por opção do treinador —, o brasileiro começou a atuar na reta final da temporada e cresceu de rendimento, marcando cinco gols e sendo uma das principais peças da arrancada final que ajudou a manter o Almería na primeira divisão espanhola.
Com a equipe atuando em 4-1-4-1, Lázaro parte aberto do lado direito. Porém se movimenta bastante durante a fase ofensiva, não fica muito aberto esperando a bola ao pé.
O Almería tem a terceira pior média de recuperações no campo de ataque. Com a bola sendo retomada, normalmente, no campo de defesa, o brasileiro é um dos responsáveis em puxar transições.
Lázaro tem boa velocidade e passada larga. Sua condução com o pé direito é boa, além de proteger com certa qualidade a bola. Contudo, sente dificuldades para levar essa bola com o pé esquerdo, deixando a bola muito distante do seu corpo.
Buscando verticalizar as jogadas na maioria dos momentos, o jovem tem um chute firme, batendo “na cara” da bola. Sendo uma de suas maiores características a quantidade de vezes que o meia busca finalizar durante as partidas. São 2.32 finalizações em média e 50% delas acertando o alvo. No último final de semana, contra o Valladolid, chegou a realizar 10 chutes em 94 minutos.
Com o Almeria atacando principalmente em campo aberto, as valências físicas do brasileiro acabam ficando em boa evidência. Porém, não é apenas por isso que se destaca. Para além de sua finalização já citada, Lázaro toma boas decisões rápidas com a bola.
O ex-Flamengo se movimenta bastante, buscando zonas mais próximas ao gol e tentando o desmarque dentro da área nas costas da defesa. Em certos momentos, o jovem também vai se aproximando de zonas centrais ou mais próximas ao lado contrário.
Defensivamente, Lázaro mostra boa disposição para tentar defender, descendo bastante para próximo ao seu gol, acompanhando os laterais adversários. Ao subir a marcação no campo adversário, consegue fechar bem o espaço dos laterais em pressão. Nível de concentração nesse momento é bom. Nesses momentos é que sua velocidade fica bem em evidência. Com seu time muito recuado, o brasileiro consegue ganhar metros para o rojiblanco rapidamente, chegando no campo de ataque para envolver-se com os companheiros.
Apesar das oscilações no começo da temporada, Lázaro cresceu no momento mais importante da temporada do Almería, sendo decisivo em jogos que ajudaram na manutenção da equipe em La Liga. Com sua importância no clube crescendo cada vez mais e atingindo uma boa maturidade, a próxima temporada de Lázaro torna-se algo para se acompanhar de perto.
Comente!