As variações na saída de bola do Ceará com Lucho González
Lucho González começa a implantar e operacionalizar as suas ideias em campo
Foram apenas 180 minutos sob o comando de Lucho González. Mas já foi possível observar alguns padrões que devem nortear o trabalho do novo técnico do Vozão na reta final da Série A. E uma das intencionalidades está situada na saída de bola.
Com “El Comandante” o Ceará pensa estrategicamente o posicionamento dos atletas e às distâncias entre eles na primeira fase de construção (saída de bola). Os zagueiros ocupam o espaço próximo ao bico de pequena área. Os laterais se posicionam abertos em diagonal rente a linha lateral se mantendo no campo de visão dos atacantes adversários para causa dúvida. Os volantes por trás da primeira linha de pressão do oponente com o objetivo de atrair a marcação dos meio-campistas.
E o posicionamento dos atletas é ordenado para criar situações de atração, fixação e dúvidas nos marcadores com o objetivo de oportunizar tempo e espaço para o lateral receber a bola, por exemplo:
Em outra variação, o passe longo é direcionado ao Jô situado no corredor central para a realização do pivô. E de maneira concomitante Vina faz o movimento para ficar de frente para o centroavante e recepcionar o passe e já buscar passes progressivos.
Assista a análise completa:
Comente!