Jamal Musiala no novo sistema do Bayern de Nagelsmann
O jovem Jamal Musiala foi um dos principais destaques da primeira rodada da Bundesliga.
Um dos desafios de Julian Nagelsmann neste início de 2022/23 é conseguir distribuir os gols que Robert Lewandowski garantia todo ano para o Bayern München. E no primeiro teste no Campeonato Alemão sem o artilheiro polonês, que se transferiu para o Barcelona, os bávaros derrotaram o Eintracht Frankfurt por 6 a 1 no Deutsche Bank Park.
A goleada ficou marcada por uma série de mudanças táticas promovidas por Nagelsmann, como o inovador 4-2-2-2, que contou com um novo comportamento dos laterais em fase ofensiva. Agora eles permanecem “baixos” e sem avançar tanto em campo, ao contrário do que acontecia anteriormente quando Alphonso Davies se tornava um ala durante os momentos com bola. Muito provavelmente esse novo mecanismo visa corrigir os problemas que o Bayern enfrentou na temporada passada em transição defensiva.
Nagelsmann procurou deixar quatro jogadores próximos da base da jogada para defender com mais peças e ter um maior acerto no pós-perda. Resta saber se foi uma mudança pontual ou se será uma tendência para 2022/23.
A novidade tática também contou sempre com um outro jogador (Marcel Sabitzer) mais próximo de Joshua Kimmich, e uma ocupação constante da entrelinha por parte dos dois meias mais avançados (Jamal Musiala e Thomas Müller), com a dupla de ataque (Sadio Mané e Serge Gnabry) com muita liberdade de movimentos.
Jamal Musiala no 4-2-2-2
Ainda que o Bayern tenha goleado o Frankfurt e Sadio Mané tenha feito sua estreia na Bundesliga, nada foi mais entusiasmante nesta primeira jornada que a atuação realizada por Jamal Musiala no Deutsche Bank Park. Atuando na meia-esquerda do 4-2-2-2 de Julian Nagelsmann, o jovem camisa 42 ofereceu muita presença entre linhas, ativo por zonas interiores, recebeu passes às costas dos médios adversários, se aproximou e combinou com companheiros das mesmas zonas das jogadas.
Para os zagueiros e Joshua Kimmich, Musiala foi um facilitador na hora de retrasar sua posição e oferecer linhas de passes, receber nas costas de Rode-Sow, girar, conduzir e fazer o Bayern avançar em terreno de jogo.
Em campo ofensivo, tomou boas decisões encontrando companheiros livres, deu continuidade às tabelas rápidas da equipe bávara por dentro e ativou o terceiro homem em diversas jogadas. Nos metros finais, ele interpretou bem os espaços, deu bons desmarques de ruptura/apoio e esteve bem posicionado dentro da área para finalizar. Neste último ponto, Jamal Musiala foi tão impressionante lendo a partida que foi premiado com dois anotados sobre o Frankfurt.
Indo para o seu terceiro ano no profissional, Musiala demonstra a cada jogo sua evolução não somente no aspecto técnico, mas também sendo uma peça versátil que seja capaz de jogar em diversas posições, seja como meio-campista (sua posição de origem) ao lado de Kimmich, extremo pelos dois lados (como utilizado em jogos por Hansi Flick), mediapunta ou meia mais avançado pela esquerda. O Bayern possui uma jóia para permanecer no clube por muitos anos.
Comente!