Início de uma nova era na MLS
Conquistas dentro e fora de campo, fortalecimento das parcerias comerciais e o negócio da década com a Apple fazem a MLS iniciar uma nova era em sua 28ª temporada
A madrugada desta terça feira marcou o fim da 1ª rodada da Major League Soccer (MLS), após a vitoria de 1 a 0 do Portland Timbers sobre Sporting Kansas City, dando início à 28ª temporada que já se torna um marco histórico da liga.
O que começou como uma exigência da FIFA após a Copa de 1994, passou por disputas de pênaltis estilo 1×1 (shootout), até ser popularmente conhecida como liga dos aposentados, hoje é um produto global em crescimento exponencial nos últimos anos e caminha a passos largos para se tornar referência no âmbito dos negócios do futebol.
Conquistas dentro e fora de campo na MLS
2022 ficará marcado para duas torcidas em especial – Seattle e Los Angeles – mas também para os entusiastas do futebol norte americano. A MLS enviou pela primeira vez no formato moderno um representante para o Mundial de Clubes com a conquista da CONCACAF Champions League pelo Seattle Sounders em cima do Pumas, em Abril
Em Novembro, a MLS Cup proporcionou talvez um dos melhores jogos da história da liga entre Los Angeles FC (campeão da temporada regular) e Philadelphia Union – que na opinião do autor apresentou o melhor futebol da temporada. Com direito a mais um gol decisivo na carreira de Gareth Bale, LAFC se sagrou campeão pela primeira vez apenas 4 anos depois de sua temporada inicial. A franquia também estabeleceu um recorde extracampo ao se tornar a primeira a atingir uma valuation de US$ 1 bilhão, segundo a Forbes.
Fortalecimento das parcerias comerciais
A ascensão do esporte nos Estados Unidos e Canadá junto a confirmação da organização da próxima Copa do Mundo realizada ao lado do México trás uma oportunidade única para todo o continente norte americano, e a MLS está se posicionando para extrair o máximo desse momento.
Em evento realizado na última terça, o comissário Don Garber falou sobre “o ano mais promissor da história da liga”, confirmando a intenção de anunciar a 30ª franquia ao final de 2023, que conta com a estreante St. Louis City. A temporada terá também uma ampliação da Leagues Cup, competição realizada em conjunto com a Liga MX e que terá pela primeira vez, desde a sua concepção em 2019, a participação de todas as equipes (47) de ambas ligas. Os laços estreitados com os mexicanos também proporcionaram a realização de 2 jogos All Star (2021 e 2022) contra estrelas da Liga MX – o formato de. 2023 ainda não foi oficializado.
Durante a semana também foram anunciadas renovações nos contratos de patrocínio junto a Audi, que agora passa a ter os naming rights dos Playoffs, da partida final da temporada MLS Cup e do prêmio para o artilheiro – somando a parcerias existentes com times específicos como DC United — e Adidas em um acordo que gira em torno dos US$ 830 milhões, segundo a CNBC.
O negócio da década
Com a mudança de hábito dos consumidores aliada a necessidade de atrair um público mais jovem, temos presenciado nos últimos anos uma forte disputa pela aquisição dos direitos de transmissão de eventos esportivos via streaming pelas grandes empresas do mercado, gerando até o surgimento de novos players como DAZN.
Porém, o que se via como prática era a busca por fatias de uma liga, como no caso do acordo entre NFL e Amazon para os jogos de quinta a noite, ou NFL e Google para os jogos de domingo, tendo em vista que a TV ainda é o meio principal dos expectadores. A iminência e a sensação de que faltava algum gigante da tecnologia apostar todas as fichas no streaming de uma modalidade esportiva já não existe mais, desde que MLS e Apple entraram em acordo para a transmissão de todos os jogos da temporada, incluindo playoffs, por um período inicial de 10 anos no valor total de US$ 2,5 bilhões, em seu aplicativo de streaming Apple TV.
A empresa norte americana vem passando por um processo de diversificação do seu faturamento e aposta forte na prestação de serviços na nuvem nos últimos anos, tendo como foco a criação de conteúdos originais para o assinatura do serviço Apple TV+, que já conta com diversos prêmios aclamados por críticos. O que já se caracteriza como ponto forte dessa parceria que, segundo Don Garber, vai mudar tudo, tendo em vista que a empresa de tecnologia já anunciou que focará bastante na qualidade de transmissão e diversidade de conteúdo voltado para o público futeboleiro.
O que melhor para alavancar uma liga local que joga um esporte global como o futebol? Um parceiro que te oferece uma distribuição diversificada. Em sua última apresentação para acionistas e investidores, a Apple anunciou que ultrapassou 2 bilhões de aparelhos ativos e é através deles que a empresa vai levar a Major League Soccer para mais de 100 países.
Uma nova era da MLS começa agora e o futuro promete mais do que nunca.
Comente!