Quem é Vinicius Zanocelo e por que o Santos o contratou?
Badalado nas categorias de base da Ponte Preta, desde o sub-15, Zanocelo é o mais novo reforço do Santos.
Revelado pela Ponte Preta, Zanocelo tem passagens pelas seleções de base do Brasil e seu último clube foi a Ferroviária, contratado para a disputa do Paulista 2021, onde recebeu sondagens de clubes da série A do brasileiro e de times da Europa. Suas habilidades por si só bastariam para que um gigante do futebol nacional tentasse a sua contratação, entretanto há um encaixe notável entre Santos e atleta, que ocasionou no desfecho positivo da negociação.
As características de Zanocelo
Com bola Zanocelo se destaca pela capacidade em passar e progredir, oferecendo linhas de passe ou arrastando a marcação consigo, além de boas inversões de corredores e passes de ruptura, que rasgam os blocos adversários, aliado a uma naturalidade em conduzir com velocidade, indicando um ótimo controle de bola. Já sem bola, mas ainda em fase ofensiva, o meia de 1,85m apresenta boa leitura de espaços vazios e ataques aos mesmos, tudo isso em velocidade, graças as suas longas passadas.
Sem a posse, demonstra uma ótima capacidade de ‘basculhar’, ou seja, balançar junto com a linha de defesa e bloquear opções de passe do adversário, além de proteger bem a sua zona e pressionar sempre seu opositor quando o mesmo entra no seu espaço.
A simbiose com o Santos
Popularmente conhecido por formar, desenvolver e revelar jovens, o Santos se encaixa perfeitamente com o status e as necessidades que possui Vinicius Zanocelo neste momento. Aliado a cultura do clube, em captar jogadores de times do interior e transforma-los em estrelas (como o maior capitão da história do clube: Zito), o novo reforço do Peixe encontra também um treinador que oferece tudo que precisa para ser potencializado e quem sabe exportado para o grande centro do futebol atualmente, a Europa.
Fernando Diniz tem uma carreira baseada em desenvolver um modelo de jogo muito bem definido por todos os clubes que passou, e principalmente prospectar a carreira de jovens jogadores, e/ou recuperar o futebol de atletas mais rodados. Exemplos não faltam, como Luciano e Gabriel Sara no São Paulo, Caio Henrique e Matheus Ferraz no Fluminense, Tchê Tchê ainda no Audax, entre tantos outros.
Passando ao campo, há uma convergência entre o futebol praticado pelas equipes de Diniz e as características do médio de 20 anos, como a sua capacidade em passar e ir à frente para receber, aliado a um primeiro toque com a bola divino, lançamentos e passes nas costas da última linha para ruptura dos extremos ou do centroavante. E muita pressão ao portador da bola, juntamente com um ótimo senso de posicionamento.
O casamento entre o Santos de Fernando Diniz e Vinicius Zanocelo pode, e deverá ser frutífero para ambas as partes. Vale a pena acompanhar!
Comente!