CARTAS PARA TITE
Por @maiiron_ Acabaram as eliminatórias e o Brasil se classificou voando, né? Tite ajeitou o time, foi invicto na classificatória e já tem os 11 titulares definidos. Ainda falamos que faltam “alternativas de jogo”, mesmo considerando o quão complexo é ter um modelo, que dirá dois. As convocações, sabemos, são pensadas para potencializar justamente o tal […]
Por @maiiron_
Acabaram as eliminatórias e o Brasil se classificou voando, né? Tite ajeitou o time, foi invicto na classificatória e já tem os 11 titulares definidos. Ainda falamos que faltam “alternativas de jogo”, mesmo considerando o quão complexo é ter um modelo, que dirá dois. As convocações, sabemos, são pensadas para potencializar justamente o tal modelo, e não simplesmente reunir os melhores jogadores do momento. Há poucas vagas em aberto, mas o ônibus de Tite ainda não fechou as portas – conforme o próprio já assumiu publicamente. Listamos abaixo jogadores que caberiam nas convocações e no modelo do treinador. Bora lá!
Jorginho – Meio Campista – Napoli
O Ítalo-Brasileiro, maestro do ótimo meio campo do Napoli, cairia bem na Seleção Brasileira. Mesmo convocado pela Azzurra, Jorginho está apto a jogar pela Amarelinha. Dono de uma técnica apurada, com leitura de jogo e passe vertical, poderia ser um ótimo reserva de Casemiro contra equipes mais fechadas.
Fabinho – Meia/Lateral – Mônaco
No Mônaco, que fez ótima Champions League, Fabinho voou junto de Lemar, Bernardo Silva, Bakayoko, Mbappé e Falcão. Em que pese a falta de intensidade na hora de combater, Fabinho seria ótimo reserva de Renato Augusto. Leitura de jogo, liderança e bola aérea são as qualidades do jogador.
Pedro Rocha – Atacante – Spartak Moscou
Este é o jogador que mais evoluiu em nos últimos meses. Do finalizador deficiente dos tempos de Roger, a um goleador nas mãos de Renato Gaúcho, Pedro Rocha é um “funcionário modelo” do futebol. Entende o jogo, faz funções defensivas pelo lado do campo e não se aperta na hora de dar um carrinho. Com Douglas Costa inconfiável, convivendo com lesões, seria um bom nome em testes vindouros.
Malcom – Atacante – Bordeaux
Se Neymar sobra na França, Malcom trabalha silenciosamente para sair de lá e jogar em um centro maior. Alçado aos profissionais por Mano Menezes em 2014 e campeão nacional no ano seguinte, alçou voo para a Europa. Dono de um bom pé esquerdo, já anotou quatro gols e quatro assistências em oito jogos. O menino merece um teste.
Allan – Meio-campista – Napoli
Mais um meio-campista do Napoli; mais um que não é chamado. Allan sobra em regularidade e combatividade. Além de ser um bom meio campista, quebra galho na lateral direita com desenvoltura. Allan é o “cachorro louco” que a seleção não tem. Ele dá bote por todo campo, com bom passe e dinamismo. Seria um belo reserva para Paulinho.
Willian José – Atacante – Real Sociedad
No Brasil, William José provocava comentários jocosos, mas chegou bem na Sociedad. São 43 jogos e 17 gols pela equipe do País Basco. Forte na bola área, é uma boa opção em um elenco que aposta em alternativas móveis como Firmino e Gabriel Jesus. Todos sabemos que, hora ou outra, a bola vai precisar ser mais direta e pelo alto. É melhor tecnicamente que Jô e mais acostumado a intensidade de um futebol global que Diego Souza.
Comente!