O possível encaixe entre Luciano e Éder no São Paulo de Crespo
Aos 34 anos, Éder chega para suprir a saída de Brenner e pode formar uma parceria muito interessante com Luciano no esquema de Hernan Crespo; como ele atuava na China? Vamos falar sobre o encaixe do jogador no Tricolor Paulista
Em meio as mudanças após a temporada de 2020, o São Paulo anunciou um pacote de reforços para Hernan Crespo. Sucesso com Fernando Diniz, a dupla Luciano e Brenner acabou sendo desfeita após a saída do centroavante FC Cincinnati, da MLS. Para o seu lugar, o escolhido foi Éder.
O brasileiro naturalizado italiano chega após passagens por Criciúma, Empoli, Frosinone, Brescia, Cesena, Sampdoria, Internazionale, Jiangsu Suning e Seleção Italiana. Como ele poderá encaixar nas ideias do treinador e com Luciano? Vamos tentar falar um pouco mais agora.
Como Éder estava jogando na China
Na equipe do Jiangsu Suning, Éder formava uma dupla de ataque com Alex Teixeira, num 1-4-4-2. Os dois jogadores se movimentavam bastante, mas era Teixeira quem recebia o jogo mais direto, enquanto Éder se aproveitava das jogadas vindo de traz e recebendo essa primeira bola, como podemos observar no mapa abaixo:
Aproveitando a atenção dos defensores rivais voltadas para Alex Teixeira, ou dos jogadores de lado, o novo centroavante do São Paulo foi um dos destaques na Chinese Super League 2020. Foram nove gols marcados (7º geral), 5 assistências (3º) e o 64 finalizações (2º); além disso, teve, em média 1.62 passes para finalização (9º) e 3.02 cruzamentos (4º). Ou seja, acabou participando de todas as fases ofensivas do Jiangsu.
Uma outra característica que acabou sendo marcante em atuações pelo Jiangsu, foi atacar a última linha adversária e aproveitar os passes em profundidade dos companheiros. Algo que poderá ser bastante útil no São Paulo e falaremos mais a frente.
De maneira geral, a jogada consistia num passe mais longo para Alex Teixeira, que escorava para um dos volantes e, no momento que a defesa adversária estivesse se reposicionando ou sem tanta velocidade, Éder buscar o arranque por trás dos marcadores, como observaremos nos lances abaixo:
Como ele pode ser escalado com Luciano?
Ainda em 2020, sob o comando de Fernando Diniz, o São Paulo atuava no 1-4-4-2 com Luciano e Brenner formando a dupla de frente. Os dois jogadores alternavam momentos de profundidade ou participação na criação dos lances ofensivos — com maior destaque para o camisa 11 que, muitas vezes, recuava até o goleiro Tiago Volpi para participar da saída de bola.
Com a chegada de Hernan Crespo, um treinador adepto do Jogo de Posição, algumas funções acabaram se alterando, assim como esquema se tornou o 3-1-4-2. Além disso, após a saída de Brenner, Pablo assumiu a função ao lado de Luciano e o jogador seguiu com liberdade para circular, como vemos no mapa abaixo. E como Éder pode se encaixar?
Dentro desta ideia e esquema, é possível que os laterais (Reinaldo e Orejuela) sejam os homens responsáveis pela amplitude e, também, profundidade — o que pode permitir uma maior circulação dos homens de frente. De qualquer forma, Luciano e Éder devem variar como jogadores mais adiantados para receber um possível lançamento e aquele que estará na entrelinha auxiliando os meias na criação das jogadas ou atacando o espaço nas costas dos defensores.
Éder está regularizado no BID e pode estrear pelo São Paulo após o retorno do Campeonato Paulista — que ainda está sendo discutido pela FPF e deve ser confirmado nos próximos dias.
Comente!