DICAS FUTEBOLEIRAS #58
Por @FootureFC Seguindo a série de previews das grandes ligas europeias invadimos a Série A e a Premier League, guiados pelos invasores Leonardo Bertozzi e João Castelo-Branco, dos canais ESPN. Abaixo, as Dicas Futeboleiras do episódio. Destaque em clube ‘odiado’, brasileiro tem sonho frustrado por inversão de mando na Liga Europa O desconhecido Shkëndija, da Macedônia, […]
Por @FootureFC
Seguindo a série de previews das grandes ligas europeias invadimos a Série A e a Premier League, guiados pelos invasores Leonardo Bertozzi e João Castelo-Branco, dos canais ESPN. Abaixo, as Dicas Futeboleiras do episódio.
Destaque em clube ‘odiado’, brasileiro tem sonho frustrado por inversão de mando na Liga Europa
O desconhecido Shkëndija, da Macedônia, foi o sorteado para enfrentar o Milan nos play-offs da Liga Europa. Lá atua o brasileiro Stênio Júnior, um brasileiro que está há quatro anos defende a equipe e pela primeira vez terá a oportunidade de enfrentar um gigante do futebol europeu. Porém a sorte de Stênio para por aí. Expulso no jogo de ida contra o Trakai, da Lituânia, na terceira fase preliminar, o jogador foi suspenso por duas partidas e ficará de fora do confronto no San Siro, palco sagrado do futebol italiano.
Site Statsbomb
Este site britânico contrasta o layout rudimentar com análises nada simplificadas. Os artigos, quase sempre voltados ao futebol britânico, são profundos e carregados de estatística. Uma dica da dica: o preview das equipes da Premier League é pra lá de recomendável!
Jair defende estilo do Botafogo: ‘Criou-se um mantra que não é real’
Quem disse que o Botafogo não tem repertório? É o que o técnico da equipe, Jair Ventura, desmente em entrevista aos jornalistas Augusto Decker e Carlos Eduardo Mansur, d’O Globo. Jair fala muito sobre os conceitos de futebol que fazem do Botafogo uma das equipes mais competitivas do futebol brasileiro.
A assimetria do jogo e a reinvenção do esquema
A análise de uma partida não se restringe a identificação de sistemas táticos. Ainda mais atualmente, quando as equipes são cada vez mais mutantes, resultados dos organismos vivos que são os times. O jornalista português Luís Cristovão fala sobre isto em seu blog, tendo como fio condutor do texto a análise da vitória do Real Madrid sobre o Manchester United pela Supercopa da Europa.
Comente!