DICAS FUTEBOLEIRAS #60
Coletivamente o futebol tem passado por constantes transformações nos últimos anos. O jogo tem estado cada vez mais rápido, tático e complexo. Principalmente num cenário de disputas em alto rendimento, as equipes são organismos vivos. Resultados de modelos pré-estabelecidos por treinadores e que humildemente tentamos dissecar nas nossas abordagens aqui no blog ou no podcast. […]
Coletivamente o futebol tem passado por constantes transformações nos últimos anos. O jogo tem estado cada vez mais rápido, tático e complexo. Principalmente num cenário de disputas em alto rendimento, as equipes são organismos vivos. Resultados de modelos pré-estabelecidos por treinadores e que humildemente tentamos dissecar nas nossas abordagens aqui no blog ou no podcast. Pois, no último The Pitch Invaders, trouxemos um tema sugerido por nossa audiência. A relação do futebol com outros esportes coletivos. Que conexão o ataque posicional tem com o sistema de triângulos do basquete popularizado pelo mítico treinador Phil Jackson? Quais são as semelhanças entre a dinâmica de uma linha defensiva de handebol com as populares linhas de cinco defensores que se disseminaram na Inglaterra? Convocamos o jornalista português Luís Cristóvão e o educador físico Bruno Victor Souza para responder estas perguntas. Abaixo as dicas do episódio:
GoalPoint
O GoalPoint é um portal de análise português especializado em estatísticas, análise e opinião. Há também uma versão no Twitter que analisa o futebol brasileiro: o @Fut_Analysis.
“Um ladrão de ideias”. Guardiola utilizou de diversos pensadores do futebol para montar suas equipes e evoluí-las. Hora de entender como funcionavam Barcelona, Bayern e o que esperar no Manchester City.
Águia Instituto do Futebol
O Águia Instituto do Futebol é um centro de inteligência e estudos sobre o futebol que, em seu portal, publica artigos e pesquisas muito interessantes da área.
O amanhã pertence a Deus
Este é o título do texto escrito pelos sobreviventes à tragédia aérea da Chapecoense, Neto, Jakson Follmann e Alan Ruschel. É um relato forte e tocando do trágico acidente que vitimou a equipe campeã sul-americana de 2016.
Substituição em casa
O futebol holandês vive uma grave crise econômica que acomete todos os clubes do país. O maior deles, o Ajax, encontrou na prospecção e formação de atletas um receituário para se manter superavitário neste universo hiperinflacionado do futebol. O @felipesimonetti explicou essa equação aqui no blog.
Comente!