DICAS FUTEBOLEIRAS #65
Por @FootureFC Os três centrais surgiram como grande tendência pós-Copa de 2014. São reproduzidos há alguns anos na Itália, mas hoje também em Alemanha e Inglaterra. Quase todos os times da primeira divisão inglesa adotaram o sistema na última temporada pelo menos uma vez. Wenger usou pela primeira vez em mais de 20 anos de Arsenal […]
Por @FootureFC
Os três centrais surgiram como grande tendência pós-Copa de 2014. São reproduzidos há alguns anos na Itália, mas hoje também em Alemanha e Inglaterra. Quase todos os times da primeira divisão inglesa adotaram o sistema na última temporada pelo menos uma vez. Wenger usou pela primeira vez em mais de 20 anos de Arsenal – o que foi considerado uma revolução na Inglaterra. Com este ponto de partida fizemos o TPI 65. Tentamos entender por que há cada vez mais equipes recorrendo a este sistema defenestrado na Europa pós-anos 90 e quais são suas particularidades no desenvolvimento do jogo. Como se dá a dinâmica dos zagueiros, alas e extremas. E no Brasil, o formato tão utilizado da segunda metade dos anos 90 até o início dos anos 2000 voltará? Invadimos o campo motivados analisar estas possibilidades. Esteve conosco o comentarista dos canais Sportv, Raphael Rezende.
Uma Ideia de Jogo: Momento de Organização Ofensiva – Num momento que vemos os grandes destaques do futebol brasileiro priorizarem times fortes defensivamente e preferem deixar o adversário com a bola, o convidado Raphael Rezende indicou o livro “Uma Ideia de Jogo: Momento de Organização Ofensiva” para mostrar que não é tão simples atacar. Não basta apenas o improviso e o drible do brasileiro.
Top 50 jovens para se ver na temporada 2017/18 – O site Breaking The Lines, famoso pelos vídeos de muito conteúdo no Twitter, listou 50 promessas para ficarmos de olho nesta temporada. Nosso invader Gabriel Corrêa escreveu sobre o talentoso lateral-esquerdo do Corinthians, Guilherme Arana.
Imigrantes da Bola – O podcast do @DoentesPFutebol, Imigrantes da Bola, falou sobre negócios em sua última edição. Clubes rentáveis e seus negócios pautaram o episódio. Gabriel Corrêa esteve presente novamente, dessa vez ao lado de do repórter de negócios do esporte da Época, Rodrigo Capelo.
uMAXit Football – O canal uMAXit precisa estar na biblioteca virtual de todo futeboleiro! Com análises profundas e extremamente didáticas, o uMAXit transforma o complexo em acessível com suas ilustrações. Na que destacamos o canal trata justamente sobre os três zagueiros.
O que Dizem as Pranchetas – Você gosta de Ligas com muitas variações táticas, esquemas de jogo elaborados e diferentes contextos nos jogos? O nosso invader Bolívar Silveira analisou e quantificou a diversidade de esquemas nas principais ligas da Europa, no Brasil e na Argentina. Leiam!
Mecanismos do 3-4-3 – possível tendência em desenvolvimento – Há um ano o jornalista e analista de desempenho Eduardo Cecconi utilizou o 3-4-3 de Conte como ponto de partida para destrinchar a volta dos três zagueiros. Cecconi examina com brilhantismo o sistema e seus formatos contemporâneos.
Três Atrás – O invader Vinícius Fernandes analisou os três zagueiros na liga que mais fez uso do sistema na temporada passada: a Premier League.
Comente!