IGUALDADE NA PRÁTICA
Por @viniciusof Igualdade de gêneros no esporte é um tema cada vez mais recorrente e o Lewes FC, equipe do sudeste inglês, resolveu sair do discurso. Há uma semana tornou-se o primeiro clube profissional a igualar investimentos para os elencos masculino e feminino, que ocupam a sétima e a terceira divisão respectivamente. A medida integra a campanha […]
Por @viniciusof
Igualdade de gêneros no esporte é um tema cada vez mais recorrente e o Lewes FC, equipe do sudeste inglês, resolveu sair do discurso. Há uma semana tornou-se o primeiro clube profissional a igualar investimentos para os elencos masculino e feminino, que ocupam a sétima e a terceira divisão respectivamente. A medida integra a campanha Equality FC, criada pelo clube para “sensibilizar para a desigualdade de gênero no futebol” e encorajar outras equipes a fazer o mesmo.
De acordo com Jacquie Agnew, diretora do clube, além dos salários, o Lewes oferecerá às meninas os mesmos recursos de treinamento e instalações recebidos pelos homens. Segundo ela, trata-se de uma forma de “por fim às desculpas que levam a uma profunda desigualdade de remuneração no esporte”. O clube da cidade de Sussex explica que pretende angariar verba através de “patrocinadores e donativos”, bem como com vendas de ações do clube. Na página oficial, a equipe convida interessados a apoiarem a causa a se tornarem acionistas do clube.
“Todos os dias vejo a paixão e a dedicação que as nossas atletas têm pelo jogo, e tenho a certeza que isto acontece em todo o país. Para as jogadoras, ter as mesmas recompensas que os homens, pelo mesmo trabalho, é um salto fantástico e um sinal poderoso”, acrescentou o técnico da equipe feminina, John Donoghue. Darren Freeman, treinador do plantel masculino, reconhece que o torcedor médio do clube quer vitórias independente da questão de gênero, mas afirma que “todos merecem a mesma oportunidade e recompensas”.
Comente!