O atual e mais novo goleador do Uruguai: como joga Mauro Méndez
Artilheiro do campeonato uruguaio, Mauro Méndez é um dos principais destaques fora dos grandes centros do futebol sul-americano.
Nascido em 1999 e com passagem nas canteras do modesto Defensor Sporting, conhecida por revelar jogadores como Loco Abreu, Martín Cáceres, Maxi Pereira, entre outros, Mauro Méndez é o principal destaque do Montevideo Wanderers e do campeonato uruguaio na atual temporada. Muito além dos gols marcados, o camisa 9 dos Bohemios leva vantagem por alguns detalhes no seu jogo que o credencia como um dos melhores centroavantes “do lado B” da América do Sul.
Por não ser dos atacantes mais altos (possui 1,79m), Mauro chama mais atenção ainda pelo seu bom trabalho de imposição física, possuindo boa resistência e capacidade de vencer duelos aéreos, sustentar a pressão de costas e dar sequência nas jogadas. Características essas que somam muito ao time comandado por Daniel Carreno, que busca muito um jogo direto, baseado em bolas longas para frente e duelos de segunda bola para dar continuidade ao ataque.
Além do seu vigor físico, Mauro é destacável pelo seu bom posicionamento dentro da área e seu faro de gol, onde as 12 vezes em que balançou as redes em 22 jogos (até o momento em que o texto foi escrito) atestam isso. Entretanto um dos pontos mais críticos no jogo do centroavante é a pouca capacidade de se desmarcar e atacar as costas da defesa adversária, sendo um jogador que espera mais a bola no pé, do que vai de encontro ao passe no ponto futuro. Somado a isso, não costuma usar bem e com frequência o seu pé esquerdo. Dessa forma, tornando-se um jogador que necessita de maior adaptação a um modelo de jogo e esquema tático.
Já quando o Montevideo Wanderers não possui a bola, Mauro não tem papel tão ativo nas transições e organizações defensivas, onde primordialmente costumam atuar em bloco baixo e numa espécie de 4-4-2 com o time recuperando suas posições ao perder a bola e iniciar a pressão ao portador somente a partir do meio campo. Em momentos específicos de subida de pressão e das linhas, o camisa 9 mostra bastante vigor para pressionar diretamente o seu opositor, porém demonstra mais disposição individual à leitura de jogo, ou, orientações táticas.
Sendo assim, Mauro Méndez começa a despontar e se firmar nas canchas uruguaias como mais um destaque da badalada geração 99 do país, comandada por Darwin Nuñez e Ronald Araújo. Dando a impressão que é apenas uma questão de tempo que alce voos maiores.
Comente!