O JOGADOR QUE SEU TIME PRECISA
Por @BolivarSilveira A janela de transferências para jogadores vindos do exterior se encerra em nove dias. Pensando nisso preparamos um time (com direito a banco de reservas!) de opções que atuam no mercado sul-americano. Cada equipe tem (ou deveria ter) um projeto de sistematização de jogo, escolhendo um padrão de comportamento prévio. É possível utilizar diversos […]
Por @BolivarSilveira
A janela de transferências para jogadores vindos do exterior se encerra em nove dias. Pensando nisso preparamos um time (com direito a banco de reservas!) de opções que atuam no mercado sul-americano.
Cada equipe tem (ou deveria ter) um projeto de sistematização de jogo, escolhendo um padrão de comportamento prévio. É possível utilizar diversos modelos e cada qual exige diferentes jogadores com características específicas para função e posição que exercerá. Por isso, nem todo atleta desta lista pode servir para o seu clube. Prevendo isso, foram considerados como referência alguns quesitos essenciais para aumentar a possibilidade de acerto na escolha do jogador a ser contratado. São eles: ocupação em campo, modelo de atuação da atual equipe e estatísticas relevantes para a posição em que joga.
MARTÍN ARIAS
O jovem goleiro do Gimnasia y Esgrima de La Plata¸ líder da terceira defesa menos vazada do campeonato argentino, tem como ponto forte a boa colocação e ótimo reflexo em chutes de curta distância. Arias estreou em 2016 com a camisa do Lobo e, menos de dois anos após sua primeira partida, já desperta a atenção de Sampaoli, que o elogiou e deu a entender que pode convoca-lo em breve.
Equipe/Nacionalidade: Gimnasia y Esgrima de La Plata/ Argentino
Pé: Direito
Altura: 1,85m
Idade: 25 anos
Posição/Função: Goleiro
Valor: 500 mil Euros
LEONEL DI PLÁCIDO
Jogador completo, como a maioria dos lapidados nas categorias de base do All Boys, Di Plácido possui excelentes fundamentos defensivos e ofensivos. Emprestado ao Atlético Tucumán, foi considerado o melhor lateral direito do torneio argentino e é seguido de perto pelos grandes após retornar do empréstimo. Suas principais virtudes são o cruzamento e o drible. Possui inteligência para atacar o espaço e jogar em linha. O esquema em que atuava no Tucumán era caracterizado por uma linha de 4 sólida e seu time acostumado a contra-atacar.
Equipe/Nacionalidade: All Boys/ Argentina
Pé: Direito
Altura: 1,76m
Idade: 23 anos
Posição/Função: Lateral Direito/ Faixa direita do campo, bom apoiador.
Valor: 750 mil Euros
https://www.youtube.com/watch?v=qKmkCat4sZQ
DARIO AIMAR
Velocidade, bom posicionamento e qualidade no passe. O zagueiro equatoriano pode ser considerado o destaque defensivo da Libertadores 2017. Compensa sua baixa estatura com ótima impulsão e velocidade de sobra para antecipar-se ao rival. Outra característica relevante de Aimar é a qualidade do passe; bom para equipes que trabalham com a linha alta e utilizam bastante os zagueiros na construção do jogo.
Equipe/Nacionalidade: Barcelona SC/Equatoriano
Pé: Direito
Altura: 1,80m
Idade: 22 anos
Posição/Função: Zagueiro/ Setor defensivo direito, ótimo para equipes com linha alta.
Valor: 1 milhão de Euros
https://www.youtube.com/watch?v=y4pII7hQk4Y
JUAN FOYTH
Defensor polivalente, Foyth pode atuar tanto nos dois lados da zaga, como de volante à frente aos zagueiros. O jogador do Estudiantes de La Plata possui como característica o bom cabeceio, a qualidade no passe e a calma na tomada de decisão. Não é raro ver o zagueiro driblar rivais dentro de sua área defensiva – o que retrata sua coragem e qualidade. Possui passagens pelas seleções de base Argentina e sondagens do Lille de Bielsa em seu currículo.
Equipe/Nacionalidade: Estudiantes de La Plata/ Argentina
Pé: Direito
Altura: 1,87m
Idade: 18 anos
Posição/Função: Zagueiro/Atua defensivamente na faixa central do campo
Valor: Não há dados
https://www.youtube.com/watch?v=GHPkAAmwpwA
NICOLÁS TAGLIAFICO
Líder do atual Independiente, que jogou o futebol mais intenso e dinâmico da temporada 2016/17, o lateral esquerdo do Rojo vem de três anos seguidos como o melhor jogador na posição na Argentina e com repetidos pedidos de convocação da imprensa – atendidos por Jorge Sampaoli em sua última convocatória. Taglifico é um jogador que está no ponto alto da carreira, evoluiu muito defensivamente e segue sendo o ótimo apoiador dos tempos de Banfield. Por ter facilidade no passe e para trocas de posição, atua facilmente em times de futebol associativo.
Equipe/Nacionalidade: Independiente/ Argentina
Pé: Esquerdo
Altura: 1,76m
Idade: 24 anos
Posição/Função: Lateral Esquerdo/ Atua na faixa esquerdo do campo, com bom apoio.
Valor: 4,5 milhões de Euro
ESTEBAN ROLON
Símbolo de um ótimo (e agora famoso) Argentino Juniors de Gabriel Heinze, o garoto da Paternal reúne tudo aquilo que nos acostumamos a ver de quem sai da base do Bicho. Lucidez, categoria, solidariedade e polivalência. Atua na área central do gramado, tanto como destruidor, quanto como organizador do jogo.
Equipe/Nacionalidade: Argentinos Juniors/ Argentina
Pé: Direito
Altura: 1,78m
Idade: 22 anos
Posição/Função: Volante/ Atua na faixa central, destrói e constrói.
Valor: 75 mil Euros
LEONARDO POVEA
Destaque e capitão de um Huachipato que prospecta e revela excelentes jovens, Povea é um meio-campista defensivo com bom passe, visão de jogo, intensidade na marcação e excelente arremate de média distância. Destaca-se também pela facilidade na mobilidade do jogo ofensivo e pela inteligência para ler espaços abertos do campo.
Equipe/Nacionalidade: Huachipato/Chilena
Pé: Direito
Altura: 1,76m
Idade: 23 anos
Posição/Função: Volante/ Atua na faixa central, distribui o jogo.
Valor: 500 mil Euros
EMANUEL “BEBELO” REYNOSO
Clássico “camisa 10”, é um atleta diferenciado tecnicamente, daqueles que fazem o tempo parar com a bola nos pés. Possui um controle de bola estupendo, drible fácil, ótimo passe e bom chute de longa distância. Joga no centro e no lado do campo. Tem facilidade para abrir espaços e buscar o jogo.
Equipe/Nacionalidade: Talleres de Cordoba/Argentina
Pé: Esquerdo
Altura: 1,76m
Idade: 21 anos
Posição/Função: Meia/ Atua em todas as faixas do campo, armador e organizador.
Valor: 1,8 milhões de Euros
JEISON LUCUMÍ
Ponta desagradável para os adversários, o jogador do América de Cali é veloz, driblador e com consciência tática para recompor. Deveria ser almejado por qualquer clube que queira atuar controlando espaços sem a bola e saindo em contragolpes. Quem quiser o jogador tem que correr até Cali, porque sua maturidade futebolística aos 22 anos já chegou aos ouvidos dos europeus.
Equipe/Nacionalidade: América de Cali/Colombiano
Pé: Direito
Altura: 1,76m
Idade: 22 anos
Posição/Função: Ponta/Atacante pelos lados do campo.
Valor: 250 mil Euros
CÉSAR VALENZUELA
O chileno possui como característica a arrancada e o bom passe. É um jogador que atua em velocidade e sempre busca um companheiro mais próximo do gol. Trabalha muito bem os espaços entre as linhas do adversário, fazendo tabelamento. Troca muito bem a velocidade do jogo.
Equipe/Nacionalidade: Huachipato/Chileno
Pé: Direito
Altura: 1,63m
Idade: 24 anos
Posição/Função: Atacante ou Meia-ofensivo/ Atua na faixa central ou esquerda, trabalha bem nas entrelinhas.
Valor: 650 mil Euros
NICOLÁS BENEDETTI
Destaque do atual campeão colombiano, Benedetti pode atuar de falso nove ou atrás do centroavante. É um jogador que possui habilidade no confronto contra o zagueiro por sua velocidade e técnica. Caracteriza-se também pela facilidade de bater na bola, sendo o cobrador oficial de faltas do Desportivo Cali.
Equipe/Nacionalidade: Desportivo Cali/ Colombiano
Pé: Direito
Altura: 1,77m
Idade: 20 anos
Posição/Função: Atacante/ Atua em todas as faixas ofensivas, jogador de aproximação, drible e chute.
Valor: 650 mil Euros
https://www.youtube.com/watch?v=HSx9RQ1GM-4&t=97s
SUPLENTES
FARIÑEZ: Goleiro elástico e muito seguro. Atualmente joga no Caracas e defende a seleção venezuelana.
EDUARDO FERREIRA: Destaque na fase final do Campeonato Venezuelano, o lateral direito chama a atenção dos europeus por sua insaciável mania de desarmar.
GERMAN CONTI: Zagueiro no estilo argentino, ótimo no desarme e no confronto direto. Mesmo após duas excelentes temporadas deve permaneça no Colón de Santa Fé.
ALEXANDER BARBOZA: Pilar da melhor defesa argentina, braço direito de Becaccece e Holan. Para muitos, o melhor zagueiro do país vizinho.
DEIVER MACHADO: Lateral extremamente ofensivo e carismático. Fez ótima temporada no Milionário e já está sendo requisitado por clubes europeus.
ALEXIS CASTRO: Polivalente e com fundamentos bem lapidados. Único motivo para assistir jogos do Tigre na temporada passada.
FACUNDO QUIGNÓN: No Newell’s voltou a ser aquele jogador que brilhou na base argentina. Bom passe, facilidade para chegar até a área rival e uma incansável capacidade de marcar são algumas de suas características. É um box-to-box de alto nível.
SÉRGIO CÓRDOVA: Destaque ofensivo do Caracas e da Seleção Venezuela Sub-20. É um jogador bastante incisivo, porém tem alguns fundamentos para melhorar. Diamante bruto.
AIRTON PRECIADO: Luz no fim do túnel de um instável Emelec. Jogador veloz e de recomposição. Bom para clubes que atuam em contra-ataque.
NICOLÁS OROZ: Joia renegada pelo Racing durante muito tempo e que brilha no Chacarita Juniors. Enganche com velocidade.
JUAN MANUEL VAZQUEZ: O camisa 10 do All Boys na verdade atua como um falso 9. Trabalha muito bem na entrelinha, joga coletivamente e tem um poder de drible invejável.
Comente!