O peso de uma boa saída no tiro de meta no Football Manager
Seja pela estrutura inicial ou pela ação com a bola, o Football Manager se adaptou às novas regras do futebol e, agora, o tiro de meta se tornou uma parte importante dentro do jogo.
Em 2019, a International Board aprovou diversas mudanças nas regras do futebol e uma das mais relevantes foram as mudanças relacionadas com a cobrança do tiro de meta, explicadas aqui no Footure pelos amigos André Andrade (com e sem a posse) e Léo Gomide (as mudanças dentro do Brasileirão). Fiel à realidade, o Football Manager também trouxe a alteração na regra de forma óbvia e o funcionamento das equipes e o impacto na partida campo dentro da sua mecânica é visível e, de certa forma até problemático, na versão 2020 do jogo.
São duas as instruções que ativam a saída curta no tiro de meta: Jogar a Partir da Defesa e Distribuir Para os Defesas Centrais. Se as instruções podem parecer ambíguas num primeiro momento, a função das duas possuem efeitos diferentes: o Jogar a Partir da Defesa é uma instrução coletiva que tem como objetivo encorajar que a bola circule em toda a defesa pelo chão. Quando ativada, ela automaticamente reduz o raio do passe dos jogadores de defesa.
Já o Distribuir para os Defesas Centrais é uma opção que faz com que o goleiro busque seus zagueiros quando reinicia as jogadas e, diferente do Jogar a Partir da Defesa, ela não causa mudanças no raio do passe dos jogadores de defesa. Se são duas instruções que influenciam o jogo da sua equipe com a bola, é necessário ter o cuidado de escalar jogadores com boa Compostura, Concentração, Antecipação, Decisões e Trabalho de equipe, principalmente para o Jogar a Partir da Defesa funcionar da forma ideal, como no vídeo abaixo.
Entretanto, se os jogadores escolhidos não forem os mais adequados e se sua tática não tiver a estrutura e a organização adequada (Jogar a Partir da Defesa com a instrução de Passes Mais Curtos pode tirar a capacidade de sua equipe conseguir ganhar campo de forma efetiva), contando com muitos construtores jogando no centro do meio-campo (construtores e organizador já possuem o efeito de se aproximarem da zona da bola para receber a posse de forma codificada dentro do jogo) e tendo poucos jogadores com a especialidade de explorar o espaço (Médio Área a Área ou Mezzala, por exemplo), o seu time pode não resistir à pressão e sucumbir sem espaço e sem jogadores ocupando posições de forma mais adiantada em campo.
Por isso, utilizar o Jogar a Partir da Defesa junto com o Distribuir para os Defesas Centrais nem sempre é uma boa alternativa para reiniciar o jogo com o goleiro e são várias as alternativas para manter a posse da bola de forma estruturada e organizada durante a saída no tiro de meta.
Uma das soluções é ter um Construtor Recuado e selecionar para o goleiro Distribuir Para Organizador De Jogo, por exemplo.
Assim, na prática, é possível realizar a famosa “saída de três” mesmo jogando com uma defesa de dois zagueiros.
Como o Football Manager 2020 preza muito pelo equilíbrio da equipe na montagem da tática, o ideal é identificar quais são os jogadores capazes e quais são as instruções que o seu time suporta para ter uma saída otimizada e assim não sofrer com a resposta da inteligência artificial do jogo.
Quer fazer parte do grupo de Whatsapp de Football Manager do Footure? Clique aqui!
Comente!